Se a adoção do Bitcoin continuar e o ativo dominar a economia global, os reguladores e os governos vão tentar parar o seu progresso, afirmou Ray Dalio, fundador e gestor do maior fundo de hedge do mundo, o Bridgewater Associates. Ao mesmo tempo, ele acredita que alguns grandes países, como China e Índia, já começaram a fazer isso.
Em declarações à CNBC, o fundador da Bridgewater admitiu mais uma vez que alocou uma certa quantia de seu portfólio em bitcoin, apesar do seu histórico de críticas à criptomoeda, que mudaram de tom no final do ano passado.
Contudo, o bilionário ainda duvida do sucesso futuro do ativo por causa de reguladores e governos. Falando sobre o potencial do bitcoin, ele observou: “Acho que, no final do dia, se for realmente bem-sucedido, eles irão matá-lo e tentarão matá-lo”. Ele acrescentou que essas autoridades acabarão por prevalecer, pois “têm maneiras de matá-lo”.
Dalio também falou da adoção da criptomoeda por El Salvador. Porém, este movimento, apesar de importante, não foi o suficiente para tranquilizar Dalio sobre o futuro regulatório do ativo.
Segundo o executivo, países com uma população, tamanho e PIB muito grandes, como China e Índia, estão “tentando se livrar disso”. Conforme relatado anteriormente, a China tem continuamente delineado sua proibição da indústria de criptomoedas, enquanto a Índia tem sido bastante indecisa em sua abordagem.
Ao mesmo tempo, os EUA contemplam como implementar regulamentações em torno do bitcoin e aumentar seu controle sobre todo o espaço. Consequentemente, Dalio acredita que a regulamentação só vai prejudicar a indústria.
Ele concluiu que a pergunta mais significativa que os investidores devem responder a si mesmos é se eles têm diversificação suficiente para seu portfólio em tempos de incerteza econômica. Eles precisam buscar proteção em dinheiro forte, seja o ouro historicamente comprovado ou qualquer outro ativo, como bitcoin, que poderia ser mais especulativo.
Qual sua opinião sobre as falas de Ray Dalio? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: ETF de Bitcoin pode frustar os investidores, veja as falas do presidente da SEC