A pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada no último sábado (26) aponta que Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito de São Paulo, lidera a disputa pela prefeitura contra o candidato Guilherme Boulos (PSOL).
A vantagem de Nunes em votos válidos é alta, registrando 57% das intenções, enquanto Boulos alcança 43%. No levantamento anterior, o prefeito aparecia com uma ligeira vantagem a mais, com 58%, enquanto o candidato do PSOL tinha 42%.
Para a contabilização dos votos válidos, o Datafolha adota o mesmo critério da Justiça Eleitoral, excluindo votos brancos e nulos e focando exclusivamente nos votos direcionados aos candidatos.
Na análise da pesquisa espontânea, em que os eleitores não são apresentados aos nomes dos políticos, Nunes conta com 39% das intenções de voto, enquanto Boulos tem 32%.
Eleitores estão decididos, mas apatia em relação ao segundo turno preocupa
Um ponto relevante da pesquisa é o nível de decisão dos eleitores: entre os apoiadores de Boulos, 91% afirmaram estar completamente decididos quanto ao voto, enquanto 89% dos eleitores de Nunes têm a mesma certeza.
No entanto, quando questionados sobre a disposição para comparecer às urnas, 22% dos entrevistados mencionaram ter pouca ou nenhuma motivação para votar, enquanto 43% indicaram uma disposição elevada.
Rejeição
Boulos continua sendo o mais rejeitado, com 52% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de forma alguma, número que, embora alto, representa uma leve redução em relação ao levantamento anterior, quando sua rejeição era de 55%. Nunes, por sua vez, manteve a rejeição em 37%.
Esse levantamento foi realizado entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024, encomendado pela Folha de S.Paulo e TV Globo.