Senac terá curso gratuito de blockchain em parceria com a CVM e Banco Mundial

Uma parceria inédita entre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Mundial e Senac, oferecerá um programa de capacitação de jovens brasileiros focado em programação de blockchain.

O objetivo do projeto é facilitar a transição dos jovens da escola para um emprego por meio de um curso profissionalizante, conforme informou o jornal Valor Econômico.

“Sugerimos uma academia, não só de programação, mas de blockchain”, disse José Alexandre Vasco, superintendente de orientação e proteção aos investidores da CVM.

O projeto, chamado “Programe Seu Futuro”, já teve uma turma piloto que se formou em 2019. O curso foi oferecido a jovens da Vila Olímpica da Pavuna, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, e dividido em duas opções: uma com foco em educação financeira e empreendedorismo e outra voltada para programação e blockchain.

A meta agora é expandir a formação para programas de jovens aprendizes no Brasil a partir do segundo semestre, de forma gratuita, e com um conteúdo programático maior. Ao todo, serão 800 horas de aprendizado, e contará com 80 a 100 professores do Senac.

Na parte de blockchain, os alunos aprenderão sobre os princípios do design da tecnologia do Bitcoin, o reconhecimento de seus termos, como minerador, smart contracts e identidade soberana, além dos desafios de sua implementação.

A ideia é colocar o jovem perto do setor chave da empresa, e não apenas vinculado a posições de baixa complexidade, explica Anna Beatriz Waehneldt, diretora de educação profissional do Senac.

“A proposta curricular [capacitar aprendizes em TI] é inovadora (…) A CVM nos trouxe essa necessidade. Hoje, é preciso que os jovens tenham domínio do novo mercado de tecnologia financeira. No varejo e no setor administrativo, a automação está crescendo.”

Para Waehneldt, é preciso olhar para o futuro para que o jovem “possa ingressar, se manter e ter perspectiva de mobilidade no mercado de trabalho”.

No início do ano, a Samsung anunciou cursos gratuitos voltados para o deesenvolvimento de aplicativos utilizando a tecnologia blockchain.O programa, realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi até o final de janeiro.

Um estudo recente realizado pela Oracle, revelou que empresas que utilizam tecnologias emergentes, como blockchcain, crescem 80% mais rápido.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 22, 2025

Cofundador da Circle lança instituição financeira ‘nativa em IA’

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 14, 2025

Primeira Bolsa de imóveis tokenizados do mundo será lançada no Brasil

Escrito por Thiago Barboza
XRP
icon maio 20, 2025

Lançamento de futuros na CME pode impulsionar o preço do XRP?

Escrito por Thiago Barboza