O senador republicano Bill Hagerty propôs uma discussão para melhorar a estrutura regulatória para stablecoins nos Estados Unidos. Bill destacou a importância crescente da classe de ativos para a economia do país.
As stablecoins são criptoativos registrados em blockchain que rastreiam o preço de ativos estáveis, como o dólar americano. Atualmente, esta classe de ativos conta com mais de US$ 160 bilhões em valor de mercado.
O senador afirmou:
“As stablecoins têm o potencial não apenas de melhorar as transações e os sistemas de pagamento, mas também de ajudar a criar uma nova demanda por títulos do Tesouro dos EUA, à medida que trabalhamos para resolver nosso déficit insustentável.”
Stablecoins e a dívida dos EUA
As principais stablecoins do mercado são lastreadas por cestas diversificadas de ativos financeiros, que normalmente incluem ativos dolarizados, como títulos do governo dos Estados Unidos.
A Tether Limited, empresa responsável pela emissão do Dólar Tether (USDT) já é uma das maiores compradoras de títulos do governo federal. Neste sentido, as stables podem ajudar o governo dos EUA a financiar a sua elevada dívida.
A dívida dos Estados Unidos ultrapassa atualmente os US$ 35 trilhões. O problema da dívida vem sendo cada vez mais discutido.
Donald Trump, novamente candidato presidencial, sugeriu até mesmo que o Bitcoin fosse utilizado como ferramenta para diminuir a dívida do país.
Leia mais: Emirados Árabes Unidos criarão sua própria stablecoin