Cynthia Lummis, senadora republicana pelo estado de Wyoming, respondeu aos comentários críticos de Hillary Clinton sobre o mercado de criptomoedas. A senadora sugeriu que o Bitcoin oferece uma solução de dinheiro forte para os problemas de inflação do dólar americano.
Em um painel de discussão no Bloomberg New Economy Forum em Cingapura, Hillary afirmou que as criptomoedas poderiam “desestabilizar as nações”. Hoje, Lummis respondeu a Clinton com a perspectiva oposta. Em um tweet, ela disse que o Bitcoin poderia ajudar a “estabilizar” um dólar americano.
“Os grandes líderes não temem o futuro. Os Estados Unidos podem ganhar o futuro adotando o Bitcoin como dinheiro forte que pode ser usado para estabilizar o dólar americano e desfazer a queda que começou em 1971 ”.
Em 1971, o presidente Nixon aboliu inteiramente o padrão ouro, colocando o suprimento de dinheiro dos Estados Unidos sob o controle do governo federal. Desde então, a inflação tem sido um problema muito mais prevalente e as taxas de poupança em todo o mundo ocidental diminuíram enormemente. O Bitcoin é frequentemente promovido como uma solução para este problema devido à sua política monetária absolutamente fixa e não manipulável.
Não está claro o que Lummis tem em mente quando diz que o bitcoin pode “estabilizar” o dólar americano. Ela pode querer dizer que a criptomoeda poderia “apoiar” o valor do dólar americano, como o ouro fazia antes de 1971.
Alternativamente, ela pode simplesmente querer dizer que o Bitcoin forçará o dólar americano a competir como reserva de valor ao reduzir a inflação.
Nos últimos meses, vimos uma série de políticos americanos, como Francis Suarez, prefeito de Miami, e Eric Adams, de Nova York, demonstrando o seu apoio público ao setor. Os dois cripto-prefeitos afirmaram que receberão seus primeiros salários na criptomoeda.
Leia mais: El Salvador anuncia criação de ‘Cidade do Bitcoin’ e nova compra de US$500 milhões