Sem dúvidas, 2021 vai ficar marcado na história do mercado blockchain. Enquanto as principais criptomoedas atingiram altas históricas, vimos novas tendências aparecerem. Blockchain games e moedas memes foram os grandes destaques. Olhando para a segunda área, a Shiba Inu (SHIB) foi a estrela.
A concorrente do Dogecoin disparou em outubro, deixando muitos de seus detentores contentes. Como resultado, conseguiu alcançar o top 10 em capitalização de mercado. Embora não tenha se mantido entre os principais ativos, a SHIB continua a registrar marco após marco.
Além de ser um dos tokens na rede Ethereum mais acumulado pelas baleias, a Shiba Inu é mais popular que o bitcoin, Ethereum e Dogecoin, de acordo com os dados do CoinMarketCap.
A plataforma de rastreamento de preços apontou que a Shiba Inu registrou mais de 188 milhões de visualizações nos últimos 12 meses. Em contraste, o BTC teve 145 milhões de visualizações no mesmo período.
Logo após o bitcoin, está o Dogecoin. A criptomoeda meme conseguiu 107 milhões de visualizações. Em quarto lugar, vemos a Cardano com 86 milhões de visualizações.
Já o Ethereum, principal altcoin do mercado, teve apenas 81 milhões de visualizações no último ano.
A ascensão da Shiba Inu
De fato, um mercado voltado para o setor de meme coin ajuda o crescimento de um ativo dessa área. Olhando para a SHIB, você consegue observar que seus ganhos foram obtidos em apenas 15 meses de sua existência.
Somente em outubro, o token teve um aumento de 133% em apenas quatro dias. Por alguns dias, a jovem moeda conseguiu superar seu antecessor, DOGE, em capitalização. Isso trouxe mais otimismo para o fato de que a Shiba Inu possa ser muito mais que apenas uma moeda meme.
Mostrando ainda mais a popularidade da SHIB, vemos que sua comunidade conseguiu fazer com que ela fosse listada em uma das principais corretoras do mercado.
Em novembro, a Kraken anunciou no Twitter que acrescentaria suporte para SHIB. Para isso, o tweet deveria ter pelo menos 2.000 curtidas. Isso foi um desafio bem aceito pela comunidade, pois a publicação obteve mais de 40.000 curtidas.
E não foi apenas no tweet da Kraken que a Shiba Inu foi destaque. Segundo a Global Data, as conversas nas redes sociais sobre a SHIB aumentaram 16.000% em 2021. Esse crescimento foi o maior, mesmo comparando com as moedas do top 10.
“O aumento nas conversas nas redes sociais em torno da Shiba Inu foi impulsionado pela especulação do mercado sobre a cotação do mesmo na Robinhood, enquanto os investidores clamavam através de uma petição que também levou os preços a atingirem a alta historica”, apontou o relatório.
LEIA MAIS: Google pode derrubar imagens NFTs no OpenSea