Com o mal histórico da stablecoin algorítmica Terra (LUNA) e o colapso da UST, e outras stablecoins afirmando sua segurança e confiabilidade, um caso no mínimo curioso ocorreu, estamos falando da USN, moeda colateral da Near Protocol.
Na última quinta-feira (7), o DAO Decentral Bank, que emite a stablecoin USN, publicou um relatório sobre um erro descoberto nos últimos dias.
A estabilidade de valora USN é garantido por reservas em Tether e NEAR, a cada USN o valor equivalente a 1 dólar. Atualmente, essa moeda está com um contrato inteligente em sua versão 2.0, o que permitiu o surgimento de um erro que os desenvolvedores não conheciam.
O projeto informou a correção de um bug do contrato inteligente, que fez com que cerca de 10 trilhões de tokens USN fossem cunhados, anunciou o desenvolvedor da stablecoin na quinta-feira. A equipe queimou os tokens e planeja recompensar o usuário afetado com uma recompensa por bug.
A stablecoin é emitada pela Decentral Bank
O Decentral Bank é uma organização autônoma descentralizada (DAO) que está desenvolvendo a stablecoin USN na blockchain Near.
De acordo com um relatório de incidente de segurança, o bug foi descoberto quando um usuário chamado “pavladiv.near” tentou trocar 5 USN ($ 5) por 5 USD Tether (USDT) às 01h35 EDT de 6 de julho. usuário tentou a negociação através do mecanismo de swap on-chain no Decentral Bank.
“Em 6 de julho de 2022, o usuário pavladiv.near acionou um bug no contrato inteligente $USN v2.0 (não presente no $USN v1.0) quando tentou resgatar $USN por $USDT e um valor incorreto de $USN foi cunhado. Todos os $USN cunhados incorretamente foram queimados e o contrato inteligente foi corrigido. Nenhum dinheiro foi perdido ou roubado.”
No entanto, havia um problema que não permitia que os swaps funcionassem se a carteira não contivesse nenhum USDT. Apesar da não necessidade do USDT para o swap, a troca falhou.
O usuário tentou o processo duas vezes e falhou em ambas as ocasiões. Como a transação não foi concluída, o contrato inteligente da USN tentou reembolsá-los, o que gerou o bug.
O erro causou um extravio de pontos decimais ao reembolsar o USN do usuário. Em vez de retornar 4,9995 USN (cerca de US$ 5), o contrato inteligente gerou USN 4,9995 trilhões para o usuário em ambas as ocasiões , criando quase US$ 10 trilhões.
O interessante é que o erro pode ser observado no tesouro da USN, que alcançou trilhões em minutos, até que tudo foi corrigido.
Erro foi detectado e contrato inteligente passou por correção
O Decentral Bank, ao perceber o erro, pausou o contrato e implantou uma correção para evitar a colocação decimal incorreta ao reembolsar uma troca com falha. A equipe também queimou o excesso de tokens USN cunhados pelo bug, restaurando o suprimento circulante de USN ao seu estado correto.
Se não fosse verificado, o bug poderia cunhar USN infinito. Isso poderia ter levado a uma drenagem completa do pool de liquidez do Ref Finance USDT. Ref Finance é um protocolo DeFi na rede Near e também é um dos patrocinadores e principais contribuidores do Decentral Bank.
O desenvolvedor da USN diz que está testando uma correção para a falha de swaps por usuários com carteiras que nunca tiveram USDT. O Decentral Bank diz que os usuários devem manter uma pequena parte do USDT ao fazer essas trocas enquanto se prepara para lançar a solução.
O anúncio afirmou que ninguém foi afetado pelo ocorrido e que o usuário que descobriu o problema foi recompensado pela descoberta do bug. O contrato inteligente da USN também não foi pausado desde 08h27 EDT em 6 de julho, afirmou o Decentral Bank em seu relatório de segurança.
O Decentral Bank interrompeu recentemente o uso de NEAR, a moeda nativa do ecossistema Near, para cunhar USN. Esse movimento ocorreu após o colapso do TerraUSD (UST), o que levou a preocupações de que sua stable – que foi originalmente projetado de maneira semelhante – pudesse sofrer o mesmo destino. O USDT agora é o lastro colateral da USN.
LEIA MAIS: Jorge Stolfi diz, “tecnologia bitcoin e blockchain é lixo”