STJ volta a declarar que bancos podem fechar conta corrente de clientes sem justificativa

stj-bancos-economia-conta-corrente-mercado-bitcoin

Referindo-se a manutenção de contas correntes, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) declarou, em decisão publicada na última quinta-feira (19), que “não se impõe às instituições financeiras a obrigação de contratar ou de manter em vigor específica contratação”.

Conforme relatou o Cointelegraph, a declaração é referente a uma ação aberta por uma corretora de câmbio que acusa o Banco Safra de encerrar a conta corrente da empresa sem um ‘motivo aparente’.

O Banco, por sua vez, afirma que a medida foi tomada de acordo com os procedimentos da instituição.

No entanto, o STF decidiu a favor do Safra, afirmando que “dado o interesse no encerramento o banco comunicou o cliente”. Segundo a decisão:

“O encerramento de conta corrente por ato do próprio banco, lastreado em previsão contratual e alicerçado em Resolução do BACEN, não configura ilicitude. Assim, não há nenhum ato ilícito capaz de dar suporte fático ao pleito indenizatório.”

O STF ainda citou um julgamento anterior, referente a corretora brasileira de criptomoedas Mercado Bitcoin, na qual o órgão declarou:

“O encerramento do contrato de conta-corrente, como corolário da au e regular notificação. 3.1 A esse propósito, destaca-se que a Lei n. 4.595/1964, recepcionada pela Constituição Federal de 1988 com status de lei complementar e regente do Sistema Financeiro Nacional, atribui ao Conselho Monetário Nacional competência exclusiva para regular o funcionamento das instituições financeiras (art. 4º, VIII). E, no exercício dessa competência, o Conselho Monetário Nacional, por meio da edição de Resoluções do Banco Central do Brasil que se seguiram, destinadas a regulamentar a atividade bancária, expressamente possibilitou o encerramento do contrato de conta de depósitos, por iniciativa de qualquer das partes contratantes, desde que observada a comunicação prévia”,

Recentemente, um banco inglês se negou a devolver uma herança de R$ 1 milhão a um idoso após erro que enviou o montante para a conta errada.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu
icon junho 12, 2025

PayPal USD adota rede Stellar para novas aplicações

Escrito por Thiago Barboza