Tesouro dos EUA investiga US$ 165 milhões em criptomoedas ligadas ao Hamas

De acordo com um relatório recente do Wall Street Journal (WSJ), o Departamento do Tesouro dos EUA está investigando US$ 165 milhões em transações de criptomoedas que podem ter apoiado o Hamas, o grupo palestino.

O vice-secretário do Tesouro, Adewale Adeyemo, assinou uma carta revelando essas descobertas com base no exame de relatórios de atividades suspeitas apresentados entre janeiro de 2020 e outubro de 2023.

A carta, dirigida aos líderes dos Comitês Bancários do Senado e de Serviços Financeiros da Câmara, pedia apoio à legislação para expandir a autoridade de supervisão do Departamento do Tesouro sobre transações com criptomoedas.

Adeyemo expressou preocupação de que grupos terroristas como o Hamas possam recorrer cada vez mais às criptomoedas para financiamento, à medida que o acesso financeiro tradicional é cortado. No entanto, reconheceu que o Departamento do Tesouro avalia a preferência do Hamas e de outros terroristas por produtos e serviços financeiros tradicionais.

De acordo com a investigação da Rede de Execução de Crimes Financeiros (FinCEN), foi identificado que mais de 200 endereços de criptomoedas poderiam estar vinculados a essas transações. O Departamento do Tesouro está atualmente empenhado numa avaliação contínua dos riscos potenciais associados às criptomoedas e a esses serviços.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

stablecoins
icon julho 7, 2025

Stablecoins explodem: dólar domina o futuro

Escrito por Conny Chu
icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 12, 2025

PayPal USD adota rede Stellar para novas aplicações

Escrito por Thiago Barboza