A Tether propôs que o governo da Turquia crie uma estrutura para tokenização de boro, mineral muito importante para economia do país, segundo informações da Bloomberg News. O boro é utilizado na fabricação de uma série de produtos, como fertilizantes, vidro e cerâmica.
A Tether é a empresa responsável pela emissão do Dólar Tether (USDT), principal stablecoin do mercado.
A tokenização do mineral teria como objetivo melhorar a transparência, liquidez e reduzir custos da negociação do material. Também foi proposto a criação de uma bolsa para negociação de ativos digitais em Istambul.
Uma fonte do governo declarou que a ideia é potencialmente promissora. No entanto, existem desafios regulatórios a serem enfrentados.
Tokenização de ativos
A tokenização consiste em registrar bens e ativos financeiros em redes blockchain. Uma vez registrados, estes tokens podem ser armazenados e negociados de forma semelhante as criptomoedas tradicionais.
A tokenização tem o potencial de revolucionar a forma como os mercados financeiros operam. Atualmente, os ativos financeiros são negociados em corretoras centralizadas, serviços de liquidação e outros.
Por sua vez, a tokenização permite que as transações sejam processadas em blockchain e os ativos custodiados em endereços criados por carteiras.
Alguns importantes nomes dos mercados financeiros estão endossando o uso da tokenização, como é o caso da BlackRock, a maior gestora financeira do mundo.