O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) registrou os títulos de 42 milhões de veículos no blockchain Avalanche (AVAX).
Notavelmente, a tokenização destes títulos facilitará o processo de transferência entre os proprietários.
Os donos dos veículos poderão solicitar os ativos digitais por meio de um aplicativo móvel. Esta digitalização reduzirá a necessidade de viagens aos correios, bem como à própria DVM.
Andrew Smith, presidente da Oxhead Alpha, que firmou parceria com a DMV para fazer esta integração, afirmou que também é possível que os sistemas de seguros sejam tokenizados em blockchain.
Potencialmente, esta integração também reduzirá os custos de transação para as operações envolvendo a titularidade dos veículos.
Tokenizando tudo que for possível
A tokenização de ativos é um dos grandes recursos possibilitados pelas redes blockchain. A tokenização, que consiste no registro de ativos financeiros, bens e permissões em blockchain, está ganhando grande apoio institucional.
Larry Fink, CEO da BlackRock, a maior gestora financeira do mundo, chegou a afirmar que a tokenização é o próximo grande passo dos mercados financeiros. A BlackRock também está com projetos relacionados a tokenização, já possuindo um fundo registrado na rede Ethereum.
Notavelmente, dezenas de bilhões de dólares em ativos estão tokenizados em redes blockchain. Somente o mercado de stablecoins conta com uma capitalização superior a US$ 150 bilhões.