Um relatório divulgado em dezembro pelos analistas do JPMorgan e da Bain and Company comentou sobre a importância da tecnologia tokenização de ativos do mundo real (RWA).
O relatório discute que investimentos alternativos raramente são oferecidos a investidores individuais devido às suas características sofisticadas e gestão complicada, tradicionalmente utilizados apenas para instituições-alvo.
No entanto, a tokenização destas alternativas pode ajudar a automatizar e simplificar a gestão destes investimentos, beneficiando indivíduos e instituições de uma forma que as soluções atuais não conseguem. Segundo o relatório, esta pode ser uma oportunidade de US$ 400 bilhões para este nicho de mercado.
“A tokenização e o blockchain oferecem uma solução potencial para os desafios de processos fragmentados e não padronizados entre vários participantes da cadeia de valor alternativa.”
A tokenização de ativos consiste em registrar bens e ativos do mundo real em redes blockchain. Após isso, estes ativos podem ser transferidos de forma semelhante às criptomoedas tradicionais, sem a necessidade de intermediários centralizados.
A tokenização tem o potencial de modificar como as negociações ocorrem no mercado financeiro, bem como de melhorar a liquidez geral do mercado.