Twitter descentralizado lança sua primeira versão

O Bluesky, um projeto apoiado pelo Twitter para “desenvolver um padrão aberto e descentralizado para mídia social”, lançou seu primeiro código na quarta-feira.

O código, conhecido como Authenticated Data eXperiment (ADX), contém um kit de desenvolvedor de software, bem como implementação de servidor e comandos básicos para coisas que se pode fazer em uma rede social, incluindo criar postagens e curtir as posts de outras pessoas.

É bem básico, como a equipe por trás do Bluesky apontou em um tweet: 

“Antes que você fique muito animado: isso não é um lançamento! Não há aplicativo ou rede, há apenas uma linha de comando para testes”.

De acordo com a equipe da Bluesky, o lançamento do código em tal estágio faz parte de seu compromisso de “trabalhar abertamente e compartilhar” o progresso do projeto.

No entanto, vários dos elementos básicos se destacam.

Primeiro, o ADX usa “dados de auto-autenticação”, cujo objetivo é permitir que usuários individuais transfiram seus próprios dados entre redes. 

A interação atual de aplicativos de mídia social Web 2.0, como o Twitter e outros, são controlados por uma empresa centralizada. 

No entanto, a equipe informou que haverá moderação na mídia social:

“Não é possível ter uma rede social utilizável sem moderação.

Nossa visão é que ‘fala’ e ‘alcance’ devem ser duas camadas separadas. A camada de fala pode ser tão neutra quanto publicar um site. 

A camada de alcance determina o que é amplificado na rede”.

Jack Dorsey estabeleceu a Bluesky em 2019 enquanto ainda era CEO do Twitter, e o projeto avançou em 2021 com a publicação de uma revisão do ecossistema de várias tecnologias e aplicativos descentralizados, incluindo o Sistema de Arquivos InterPlanetary baseado em blockchain e a plataforma de microblogging Ethereum Peepeth.

Essa revisão foi de autoria de Jay Graber, ex-desenvolvedor principal da moeda de privacidade Zcash, que mais tarde foi nomeado CEO da Bluesky.

Até o momento, a equipe ainda não deu muita indicação se seu padrão descentralizado utilizará um token ou redes blockchain.

A compra pendente do Twitter por Elon Musk, pode pressionar a equipe a seguir nesta direção. 

Leia mais: Exxon Mobil, gigante do petróleo e gás, planeja entrar na mineração

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
stablecoins
icon junho 12, 2025

Dólar digital: pagamentos com stablecoins transformam mercado

Escrito por Thiago Barboza
PancakeSwap ultrapassa US$43 atingindo máximas históricas
icon junho 12, 2025

PancakeSwap otimiza DeFi com swaps crosschain em um clique

Escrito por Thiago Barboza