O token nativo da Exchange Descentralizada (DEX) Uniswap subiu 60% em 23 de fevereiro, para um máximo de dois anos de US$ 12,48, após uma proposta de governança para introduzir um mecanismo de recompensa de taxas para os detentores.
Desde então, o token desistiu de alguns de seus ganhos e estava sendo negociado a US$ 11 no momento desta publicação, um aumento de 48% diariamente.
De acordo com a proposta, o Uniswap enfrenta atualmente uma realidade preocupante: apesar do seu sistema de governação controlar o futuro do protocolo, a participação continua lenta.
Menos de 10% dos tokens UNI, a força vital da votação, são usados ativamente, e uma parte significativa da delegação existente fica ociosa. A falta de envolvimento representa uma ameaça potencial à estabilidade a longo prazo do Uniswap.
A proposta pretende resolver este problema criando um incentivo atraente para os detentores de tokens que envolve vincular a delegação de tokens UNI e o staking a uma parte da receita de taxas do protocolo. Isto cria uma ligação direta entre a participação ativa e as potenciais recompensas, com o objetivo de promover uma comunidade mais engajada e atrair novos delegados.
O mecanismo será implementado por meio de dois novos contratos inteligentes que são meticulosamente projetados para automatizar a cobrança de taxas de protocolo e distribuí-las de forma justa aos stakeholders com base em seus tokens UNI delegados.
A proposta apresenta todos os detalhes desses contratos, incluindo auditorias de segurança e descrições de código, para permanecer totalmente transparente com a comunidade.
A comunidade reagiu positivamente ao desenvolvimento, e o aumento no valor da UNI indica um frenesi de compras antes da votação.