A senadora eleita Cynthia Lummis, representante do estado do Wyoming, afirmou recentemente que os Estados Unidos vão construir uma reserva estratégica de Bitcoin (BTC), a principal criptomoeda do mercado.
Notavelmente, esta é uma das promessas de campanha de Donald Trump, que se consagrou presidente nesta corrida eleitoral.
Lummis afirmou:
“VAMOS CONSTRUIR UMA RESERVA ESTRATÉGICA DE BITCOIN”.
A publicação no X está repleta de comentários de bitcoiners proeminentes. Samson Mow, CEO da Jan3, sugeriu que uma eventual compra de bitcoin seja feita rapidamente, dada a perspectiva de alta para a principal criptomoeda.
Mow afirmou:
“Boa sorte @SenLummis. Sugiro agir rápido. A diferença entre adquirir #Bitcoin abaixo de $ 0,1 M vs $ 0,5 M terá enormes ramificações geopolíticas.”
Mow foi um dos responsáveis por ajudar El Salvador a se integrar ao Bitcoin. A Jan3, por sua vez, tem como objetivo ajudar estados nacionais e instituições públicas a se integrarem à principal criptomoeda.
EUA e o Bitcoin
O governo dos Estados Unidos conta com mais de 200 mil bitcoins em caixa, sendo uma das principais custodiantes do ativo digital. Trump prometeu durante seu discurso na conferência Bitcoin 2024 criar uma reserva de BTC estratégica para o governo.
Essa reserva estratégica seria inicialmente composta por estas moedas. No entanto, há uma expectativa de que compras sejam feitas. Alguns governos nacionais já acumulam bitcoin como estratégia de tesouraria, como é o caso de El Salvador e Butão.