Veja empresas de bitcoin que tinham selo de excelência no Reclame Aqui e enganaram milhares de clientes

Atlas Quantum e NegocieCoins, são as duas empresas de criptomoedas que adquiriram o selo de excelência no Reclame Aqui (RA), porem deram um prejuízo a milhares de pessoas esse ano.

O Reclame Aqui fornece informações sobre reputação de empresas, produtos e serviços, e geralmente é utilizado como método de confiabilidade para as mesmas. A plataforma fornece um selo de excelência chamado RA 1000 para as empresas de alta credibilidade e comprometimento com o consumidor.

De acordo com um vídeo sobre o selo a empresa explica que há 5 critérios para alcança-lo:  número de avaliações igual ou superior a 50; ter 90% ou mais das reclamações respondidas; resolução de 90% dos problemas; nota do consumidor igual ou superior a 7; e com ao menos 70% dos consumidores que voltariam a fazer transações com a empresa.

Segundo o Portal do Bitcoin a empresa realiza outra forma de auditoria antes de fornecer o selo, porém os critérios não são públicos.

NegocieCoins e Atlas Quantum

Ambas as empresas mantiveram o selo até parte de 2019, sendo que a NegocieCoins manteve até abril desse ano.

A NegocieCoins teve nota de 9.5 no final 2018, porem nos últimos meses sua nota vem caindo drasticamente e nos últimos 12 meses caiu para (6,5), e cai para (6,2) se relacionado apenas os últimos 6 meses.

Foram 2.420 reclamações de 01 de janeiro até outubro de 2019 (aumento de 3.407,2% em relação ao ano anterior), e são 3 meses sem responder qualquer reclamação no RA.

A Atlas Quantum tinha alcançado a nota de (9,1), junto com a perda do certificado de excelência sua avaliação caiu para (8,2). De janeiro até outubro obteve 2.138 reclamações (aumento de 603,2% em relação ao ano anterior) e a última resposta no RA foi no dia 7 de outubro.

A empresa que vem passando por uma crise e já perdeu um terço dos seus clientes, ainda tem cerca de 31 mil colaboradores, que estão com os saques em criptomoedas travados. A mesma informou que lamenta o transtorno, e afirmou que vem “fazendo o possível para que todos os pedidos de saque sejam processados o quanto antes”.

Mas no momento Atlas Quantum consta como uma não recomendada no RA.

A NegocieCoins que é alvo de ações, uma delas chegando ao valor de R$ 63 milhões, tem segurado os saques desde maio desse ano, porém ainda mantem cerca de 50 mil clientes e seu selo consta como regular.

Nota do RA

O Reclame Aqui informou para o Portal do Bitcoin que a reputação de cada marca na plataforma “depende de como ela atende seu consumidor e, principalmente, de como o consumidor avalia toda essa tratativa”. Ainda afirmou que descarta qualquer probabilidade de manipulação para conquistar o selo.

“As duas empresas, enquanto estavam com selo RA 1000, resolviam e respondiam a grande maioria das reclamações dos consumidores no Reclame Aqui. A partir do momento em que elas pararam de responder e resolver, as reputações caíram”.

“Nenhuma empresa que atinge tal patamar recebe o selo de forma imediata. Ao obter o selo pela primeira vez, cada empresa passa por uma auditoria técnica antes para que sejam avaliados diversos aspectos no conjunto de reclamações”

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas com IA
icon junho 12, 2025

Impacto da IA: brasileiros temem perda de empregos

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon junho 12, 2025

Ethereum hoje: staking atinge máxima histórica com valorização

Escrito por Thiago Barboza