Vitalik Buterin comenta sobre o futuro do Ethereum

Na Conferência da Comunidade Ethereum na França na quinta-feira, o cofundador da blockchain compartilhou sua visão para desenvolvimentos futuros da rede muito além da mudança para Proof of Stake (PoS). 

Na verdade, a mudança – muitas vezes referida como “a fusão”, porque combinará a rede principal Ethereum com a chain de prova de participação – é apenas a primeira de uma série de atualizações planejadas.

Após a integração, que Buterin acredita estar muito próxima porque “a única coisa que resta a fazer é fazer uma fusão na Ropsten [rede de teste]”, o Ethereum passará por mais atualizações que ele chama de “surge”, “verge”, “purge” ” e “splurge”, afirmou Vitalik na conferência.

Segundo Vitalik, os defensores do Bitcoin consideram a rede 80% completa, mas afirmou que os apoiadores do Ethereum acreditam que o Ethereum está apenas 40% completo. 

Após a fusão, que deve ser concluída em setembro, o Ethereum ainda estará cerca de 55% completo, afirmou.

Buterin citou o desejo de tornar o Ethereum uma rede mais poderosa e robusta como a razão por trás das “mudanças profundas” planejadas. 

O aumento refere-se à adição do sharding Ethereum, uma solução de dimensionamento que a Ethereum Foundation afirma que permitirá blockchains escaláveis de camada 2, reduzirá o custo de rollups ou transações agrupadas e tornará mais fácil para os usuários operar nós que protegem a rede Ethereum. 

Buterin também disse que, assim que o aumento estiver completo, a rede Ethereum também processará as transações mais rapidamente.

“O Ethereum hoje pode processar cerca de 15 a 20 transações por segundo. Este Ethereum, incluindo os rollups, incluindo o sharding […] será capaz de processar 100.000 transações por segundo”, afirmou Buterin.

A rede implementará o que Buterin chama de “árvores Verkle”, que permitirá que os usuários se tornem validadores de rede sem precisar armazenar grandes quantidades de dados em suas máquinas. 

Segundo Vitalik, a atualização purge envolverá um expurgo da velha história da rede. 

“O expurgo: tentar realmente reduzir a quantidade de espaço que você precisa ter no disco rígido, tentar simplificar o protocolo Ethereum ao longo do tempo e não exigir que os nós armazenem o histórico”, disse Buterin.

Há algumas semanas, Vitalik Buterin escreveu em um texto que gostaria de tornar o Ethereum mais parecido com o Bitcoin.

Conforme relata o desenvolvedor, apesar dos esforços de descentralização da rede Ethereum, a maioria das aplicações executadas no protocolo dependem da centralização.

O ETH é negociado a US$ 1600, com alta de 9,76% nas últimas 24 horas.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Brasil pode se tornar centro mundial para mineração de Bitcoin (BTC) com nova lei em discussão

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Blockchain
icon junho 6, 2025

Blockchain: a solução contra fraudes no INSS?

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 14, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon junho 12, 2025

Ethereum hoje: staking atinge máxima histórica com valorização

Escrito por Thiago Barboza