Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, participou na semana passada da conferência EthCC. Em sua apresentação, ele falou sobre a tão aguardada migração do Proof-of-Work para o Proof-of-Stake e de atualizações futuras.
Porém, o que mais chamou a atenção foi a recomendação de uma criptomoeda rival do Ethereum, que foi proferida por Buterin.
A EthCC ocorreu em Paris entre os dias 19 e 21 de julho, a conferência reuniu diversos nomes do ecossistema do Ethereum. Essa movimentação mostra a popularidade do ETH, reforçando sua posição como a segunda maior criptomoeda do meio blockchain.
Pessoas do mercado chegaram a comparar o evento à conferência Bitcoin 2022, realizada em Miami em abril deste ano, devido ao seu tamanho e número de palestrantes.
Vitalik Buterin recomenda Ethereum Classic
A mudança do Ethereum para o proof-of-stake traz vantagens para o projeto, porém há quem acredite que, em nome da segurança e descentralização, que o proof-of-work ainda seja o melhor modelo a ser adotado. Sob esse panorama, Vitalik sugeriu que para quem gosta do proof-of-work, o Ethereum Classic possa ser a melhor opção.
Em sua fala, Buterin pede ao público se alguém gostaria de cancelar a migração para Proof-of-Stake. Após uma única pessoa levantar timidamente seu braço, o fundador do ETH começa seu discurso.
“Vi uma pessoa tentando levantar sua mão, e então voltou a baixá-la por medo de ser cancelada,” brinca Vitalik. “Se você quiser cancelar o PoS, nós não vamos cancelar você”.
Para o fundador do Ethereum, existem diversas blockchains que ainda usam Proof-of-Work, e que podem ser um bom refúgio para quem acredita neste modelo.
Ainda em tom de brincadeira, ele fala sobre a maior rival do ETH: “Existem diversas blockchains, como o Ethereum Classic (ETC), que é o Ethereum original,” comenta Buterin em tom de deboche.
“Que não traiu a visão [do projeto] ao fazer um fork [por causa] da The DAO, é uma comunidade acolhedora, e acredito que eles definitivamente receberão os fãs de Proof-of-Work.”
Finalizando seu argumento, ele fala:
“Isso nem sequer é uma piada, se você gosta de Proof-of-Work, você deve usar o Ethereum Classic (ETC), é uma boa blockchain.”
O Ethereum Classic (ETC) já havia superado o ETH nos ganhos semanais antes da fala de Buterin sobre a moeda. Essa movimentação demonstra que os investidores já estão posicionados caso a tal esperada atualização seja um fracasso.
Um dos pontos que pode ter grande impacto é como os EUA tratam o Ethereum. Algumas pessoas acreditam que a SEC pode considerar o ETH como um valor mobiliário após tal transição, já que a moeda gerará dividendos às moedas pré-mineradas que foram parar nas carteiras da equipe.
Proof-of-stake do Ethereum é só o começo
O fundador do Ethereum comentou que a cripto não está nem perto de sua fase final. Sendo assim, a mudança para proof-of-stake será só o começo. A título de comparação, ele chega a usar o bitcoin como exemplo de onde o ETH está.
“A diferença entre o Bitcoin e o Ethereum é que os bitcoiners consideram que o Bitcoin está 80% completo, mas os ethereanos consideram que o Ethereum esteja 40% completo.”
Com isso, Vitalik Buterin afirmou que a próxima atualização acarretará um avanço de apenas 15% no projeto, chegando a 55% ao todo. Finalizando, ele afirma que o foco é atingir 100.000 transações por segundo, ao fim de todo desenvolvimento.
LEIA MAIS: Produtor de filmes Ryan Felton é julgado por fraude em ICO