Você sabia? PIX terá cashback, diz presidente do Banco Central

pix-cashback-banco-central-sistema-instantâneo-pagamentos-campos-neto-presidente-bc-notícias-cadastro

O Pix, sistema de pagamentos intantâneos do Banco Central (BC) que entrou em operação na segunda-feira (16) permitirá cashback (em inglês, dinheiro de volta) para os consumidores.

A informação foi passada por Roberto Campos Neto, presidente do BC do Brasil, durante o lançamento do novo sistema que estava em fase de testes entre 03 e 15 de novembro.

Segundo o presidente do BC, o cashback é uma das novas funcionalidades que o PIX terá no futuro, como pagamentos programados e troco em dinheiro.

No sistema de cashback, usuários poderão pagar uma compra em uma loja usando PIX e receber parte do valor de volta, além de troco em dinheiro.

“O Pix trará inclusão financeira, competição no sistema financeiro, eficiência e segurança. Transferir dinheiro e fazer o pagamento tem que ser tão fácil quanto fazer uma ligação ou mandar uma mensagem. Teremos, no futuro próximo, pagamentos programados e cashback”, declarou Campos Neto.

O presidente do BC destacou, durante o evento virtual de lançamento do PIX, que o sistema é democrático, por levar a tecnologia a todos os lugares.

Além disso, o PIX reduz custos, como transporte de dinheiro, e viabiliza pequenos negócios, afirma Campos Neto.

Diferente de operações com TED e DOC, o PIX funciona 7 dias por semana, 24 horas por dia, e promete transação quase imediata, levando no máximo 10 segundos para ser concretizada.

“É rápido, barato, seguro, transparente e aberto”, diz o presidente do BC sobre o novo sistema.

Usuários reclamaram do PIX durante o primeiro dia, apontando que algumas operações não foram completadas, indicando erros, falhas e instabilidade.

O Banco Central por sua vez negou instabilidade, mas admitiu que algumas operações não foram executadas.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon março 13, 2025

Trump comprando Binance? CZ nega rumor que sacudiu mercado de criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
icon março 14, 2025

Polícia Federal prede quadrilha que movimentou R$ 4,1 bilhões em criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
icon março 13, 2025

Preço do BTC: Sob pressão, Bitcoin luta para superar os US$ 85 mil

Escrito por Thiago Barboza