Ícone do site Criptonizando

O ativo final – Quanto 1 bitcoin pode valer no futuro?

Bitcoin - moon

O Bitcoin está redefinindo o conceito de dinheiro. Sua tecnologia, capaz de criar a escassez digital, evitar o gasto duplo e permitir uma rede monetária descentralizada e sem a necessidade de confiança em intermediários, está mudando os conceitos estabelecidos sobre moeda, dinheiro e finanças. Dado isto, quanto 1 bitcoin pode valer no futuro?

A precificação de um ativo é a arte final por trás de todos os mercados financeiros. No final das contas, todos tentam encontrar um ativo que esteja sub-precificado e que tenha um potencial de retorno que compense o risco das coisas darem errado.

Mas afinal, qual é o potencial de retorno do bitcoin? Em um mundo “hiper-bitconizado”, na qual a criptomoeda é o principal ativo de reserva mundial, meio de troca, unidade de conta e a moeda na qual todas as dívidas são denominadas, quanto 1 bitcoin pode valer?

Para entender isto, precisamos olhar para o valor de mercado dos principais concorrentes do bitcoin. O ouro, talvez o principal concorrente da criptomoeda enquanto reserva de valor, possui atualmente uma capitalização estimada em torno de 10 a 15 trilhões de dólares.

O dólar americano, atualmente a principal moeda de reserva mundial, meio de troca e unidade de conta, possui um market cap estimado em torno de US$20 trilhões. Contudo, é importante destacar que somente a dívida dos Estados Unidos, que ultrapassa hoje os US$30 trilhões, muito provavelmente será paga com a impressão de dinheiro, visto o seu grande valor.

Todas as moedas fiduciárias somadas, incluindo o dólar, totalizam mais de 70 trilhões de dólares americanos. Contudo, novamente, há muita dívida governamental no mundo, que muito provavelmente serão pagas com a impressora mágica de dinheiro dos governos.

Além disso, muitos outros ativos financeiros, commodities e bens, como terrenos, carros e obras de arte, são vistos hoje como uma reserva de valor, um meio de se preservar o poder de compra com o tempo, visto que possuímos hoje um dos sistemas monetários mais fracos da história.

Neste sentido, o bitcoin pode ser considerado o “pac-man do mercado financeiro”, cujas propriedades como um ouro digital atraem cada vez mais pessoas para dentro deste ecossistema monetário.

Não à toa, muitos afirmam que em um cenário ótimo para o bitcoin, a capitalização da rede será igual a ∞ = 21 milhões. Isto é, aproximadamente o valor de todos os bens e produtos disponíveis nos mercados globais, dividido por 21 milhões, o total limite de moedas que podem ser criadas.

Quão grande já é o Bitcoin?

O bitcoin alcançou este ano a incrível marca de 1 trilhão de dólares em capitalização. A saber, este valor é calculado multiplicando o total de moedas existentes pelo preço. Este valor representa 10% do valor do ouro, um ativo que já está com a humanidade há mais de 5 mil anos.

Da mesma maneira, o bitcoin já chegou a 5% do dólar americano, a principal moeda de reserva mundial. Um feito e tanto para uma moeda que possui apenas 12 anos de história, mas que já começa a alcançar os mercados globais, recebendo aportes de grandes empresas, governos e instituições, já sendo hoje a moeda oficial de El Salvador.

Neste cenário ótimo, dividindo uma capitalização estimada do bitcoin em torno de 250 trilhões de dólares pelo número de moedas aproximado em 21 milhões (muitas moedas já foram perdidas com o tempo), temos um preço aproximado de 12 milhões de dólares por unidade.

Vale lembrar que novos dólares estão sempre sendo criados, logo, esta estimativa será muito maior no futuro. Mas o ponto mais importante aqui é compreender que 1 bitcoin = 1 bitcoin dentre 21 milhões de bitcoins.

Gostou? No meu curso Bitcoin e cripto-mercado – Do básico ao avançado, eu abordo diversas questões envolvendo o mercado de criptomoedas, desde história, custódia, análise fundamentalista e técnica. Ficou curioso? Então acesse.

Escassez digital só se cria 1 vez. Se a todo momento uma criptomoeda escassa surge no mercado, a escassez não existe. Por isso, não aplique estas estimativas a qualquer outra altcoin.

Leia mais: White paper do Bitcoin completa 13 anos, relembre os dias pré-cripto

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile