Ícone do site Criptonizando

O Bitcoin (BTC) é uma proteção contra catástrofes financeiras e colapsos econômicos

Bitcoin

O Bitcoin (BTC), cripto-ativo desenvolvido pelo anônimo Satoshi Nakamoto, mudou radicalmente alguns princípios relacionados ao armazenamento de valor, que transformam o ativo em uma proteção contra catástrofes financeiras e colapsos econômicos.

Possuir bitcoin é possuir as chaves privadas que dão direito a movimentar as moedas para outro endereço. Dessa forma, armazenar bitcoin é armazenar informação. Essa informação pode existir nos mais diversos formatos. 

Um dos padrões mais utilizados atualmente é no formato de seed phrase, definido no BIP 39. Nesse padrão, você transforma o seu endereço de BTC em um conjunto de, normalmente, 12 palavras, que podem ser facilmente anotadas em um papel, pedaço de aço ou mesmo na sua mente.

Apesar de ser um conceito aparentemente simples, isto tem implicações que transformam o bitcoin no ativo perfeito para qualquer tipo de desastre em grandes proporções em determinado território. Dois grandes exemplos vistos recentemente são a invasão do Talibã no Afeganistão e os conflitos entre Rússia e Ucrânia.

Bitcoin é uma proteção

Durante a repentina invasão do Talibã, o Afeganistão foi tomado por imagens chocantes de muitos indivíduos e famílias tentando a todo custo deixar o país às pressas. Há relatos de mães entregando seus filhos para soldados americanos na tentativa de os salvar daquela situação.

Muita riqueza foi destruída e deixada para trás neste processo. Quem possuia imóveis, ações, valores mobiliários e outros ativos de difícil locomoção tiverem simplesmente que abandonar esta riqueza. 

Poucos ativos de fácil locomoção, como ouro, jóias, dinheiro físico e bitcoin puderam ser levados às pressas para as fronteiras do país. O grande problema é que ativos físicos possuem um risco inerente de custódia e transporte. 

É muito arriscado atravessar fronteiras e regiões de conflito com muito ouro ou dinheiro, que podem facilmente ser roubados por quem possuir armas de fogo, e isso inclui o próprio governo.

Por outro lado, o bitcoin permitiu aos afegãos que tinham conhecimento sobre o cripto-ativo atravessar as fronteiras sem que ninguém soubesse que estavam carregando bitcoin consigo.

Como o btc é um ativo com liquidez internacional, negociado em todos os pares de moeda ao redor do mundo, isso permite que qualquer afegão ou refugiado consiga recomeçar a sua vida em outro local com seus satoshis (sats) tendo acesso às chaves privadas.

O mesmo está ocorrendo atualmente na Ucrânia, uma vez que milhares tentam deixar o país por conta dos conflitos bélicos. Novamente, o bitcoin é o melhor ativo para se ter neste momento, uma vez que é uma das únicas coisas de valor que não serão deixadas para trás.

Em momentos de colapso, o sistema bancário costuma passar por interrupções, e é comum o governo limitar os saques de dinheiro, para impedir uma corrida aos bancos. Por sua vez, o BTC funciona ininterruptamente e sem a necessidade de permissão para uso.

Possuir bitcoin é não somente um investimento, mas um seguro contra catástrofes, guerras, corridas bancárias, colapsos econômicos, confisco de poupança, ditaduras, calotes generalizados e outros cenários.

Bitcoin é uma proteção não somente para ganhar, mas para não perder, assim como um veleiro é uma proteção para um cubano.

Não são suas chaves, não são suas moedas. Para ter soberania e proteção, não adianta delegar sua custódia para terceiros.

Gostou? Considere doar alguns satoshis para: 1BxmvJGdfPWFoXa6qQpk9FafmLT6BKxFJB

Leia mais: Você será um mendigo em 10 anos se não entender isso

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile