Ícone do site Criptonizando

O Bitcoin está falhando terrivelmente na sua privacidade, afirma Edward Snowden

O polêmico Edward Snowden, ex-agente da NSA, responsável por vazar toneladas de documentos secretos e altamente confidenciais de diversos governos e instituições ao redor do mundo, afirmou que o Bitcoin está “falhando terrivelmente” do ponto de vista da privacidade.

De fato, a camada principal do Bitcoin não foi desenvolvida para para se prover anonimato para seus usuários. E para Snowden, que preza muito pela privacidade, esse é um problema a ser resolvido.

A rede do Bitcoin é essencialmente pseudo-anônima, diferentemente de outras criptomoedas, como Monero e Zcash, que essencialmente fornecem anonimato aos seus usuários.

“O Bitcoin está realmente falhando de forma abrangente, terrivelmente no ângulo da privacidade.”

“Taproot não corrige o problema de privacidade do Bitcoin, e há alguns argumentos que o tornam pior por esse tipo de espaço de endereço fragmentado, tornando mais fácil uma espécie de análise de fluxo forense.”

Moedas de privacidade

Edward mostrou novamente seu apreço pela Zcash, criptomoeda que já havia comentado em outras ocasiões e também chegou a citar a Monero, a moeda mais utilizada quando o assunto é privacidade e que está se tornando o padrão dos marketplaces da darkweb mundo afora.

“Zcash, eu disse várias vezes, realmente faz o melhor com suas transações blindadas. A crítica é que essas transações não ocorrem por default, o que é válido. Na minha opinião, eles devem acontecer por padrão. 

Existem outras criptomoedas como Monero, que está tendo muitos problemas para ser listada em bolsas de forma ampla, que tem uma espécie de privacidade por padrão, mas é uma medida menor de privacidade.”

O futuro do Bitcoin

Snowden destaca o rastro deixado pelas transações do Bitcoin como um problema para a rede e sugere uma possível solução.

“Uma maneira de contornar isso é permitir algum tipo de etapa de purificação onde removemos toda a tinta, removemos toda a identificação, removemos toda a sujeira que está sendo imposta nesta camada externa do sistema.”

Contudo, vale ressaltar que essa ‘remoção de históricos’ seria impossível de acontecer na camada principal do Bitcoin devido às propriedades essenciais da blockchain do BTC. Contudo, isso poderia ser executado em uma rede secundária, semelhante a Lighting Network.

Leia mais: SpaceX aceita pagamento em Dogecoin para lançamento de satélite

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile