Ícone do site Criptonizando

Os problemas do Ethereum estão dificultando sua liderança no ecossistema de Defi, dizem os especialistas

ethereum-eth-criptomoedas-preço-investir-investimento

O debate sobre a viabilidade de usar Ethereum como o exército suíço do cripto-verso está esquentando novamente agora que DeFi, jogos e NFT estão desfrutando de um recente aumento de popularidade.

Mas as perspectivas não são muito positivas considerando o estado atual das coisas. O impacto de taxas excessivas, longos tempos de confirmação e atualizações lentas está começando a preocupar os usuários de varejo, técnicos e grandes investidores.

Desenvolvedores de Ethereum devem se concentrar em L1

Enfrentando as dificuldades de fornecer uma experiência de usuário satisfatória, os desenvolvedores da Ethereum estão começando a migrar para blockchains rivais que aproveitaram a migração do aplicativo para expandir seu alcance e aumentar sua própria capitalização de mercado.

Blockchains como Solana, Binance Smart Chain e Avalanche tiveram um aumento significativo durante 2021, consolidando-se como alternativas mais eficientes para Ethereum e sua atualização para Prova de Participação que ainda não chegou lá.

De acordo com Nicholas Merten, criador do canal do YouTube DataDash, a vantagem do Ethereum de ser o blockchain usado por todos está perdendo espaço com o passar do tempo.

Em um tópico do Twitter, Merten explica que os argumentos a favor do Ethereum podem não se sustentar com o tempo. Ele acredita que, no final, L2s (soluções de escalabilidade construídas sobre o blockchain original) são impraticáveis ​​e geram pouco incentivo para adoção.

Por exemplo, Merten afirma que as pessoas preferem pagar US$0,01 em taxas de Solana em vez de pagar US$0,04 para transacionar no Polygon – a solução L2 mais barata no Ethereum.

Para Merten, os desenvolvedores de ETH devem se concentrar em soluções para tornar L1s (transações em cadeia) mais eficientes e menos caras. À medida que os contratos inteligentes se tornam mais complexos, as pessoas precisam pagar mais taxas.

Merten acredita que a Ethereum precisa de um marketing melhor. Além dos desenvolvimentos técnicos, deve haver uma equipe capaz de manter a comunidade unida e animada.

Capital de três setas abandona ETH e apostas em avalanche (AVAX)

Curiosamente, essa visão parece estar se espalhando entre os investidores institucionais.

Poucas horas depois do tweet de Merten, Zhu Su, CEO e CIO da Three Arrows Capital anunciou que havia abandonado a Ethereum para se concentrar em investimentos no rival blockchain Avalanche. Na verdade, sua biografia no Twitter já o descreve como um investidor em “AVAX, crypto, DeFi, (e) NFTs.”

As palavras de Zhu Su não foram exatamente bonitas:

Zhu Su explica que basicamente, nas condições atuais, o Ethereum beneficia os OGs. Mas dentro de uma estrutura de adoção global com novos usuários experimentando a tecnologia, taxas de rede proibitivas não deveriam ser algo com que lidar no dia-a-dia.

E Zhu Su não está sozinho. Até Antonio Juliano, fundador do dYdX – um protocolo DeFi rodando no Ethereum – concordou com ele (mesmo que a dureza de suas palavras fosse dolorosa).

Ethereum promete resolver esses problemas implementando ETH 2.0, uma nova blockchain Proof-of-Stake que terá taxas mínimas e um nível muito alto de escalabilidade.

No entanto, essa solução está demorando muito e os grandes investidores só podem esperar que não seja tarde demais quando ela for lançada.

LEIA MAIS: Fundador do DOGE critica a comunidade do SHIB por ‘assédio’ online

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile