Ícone do site Criptonizando

PagTesouro: A nova aposta do governo para modernizar pagamentos ao Tesouro Nacional

pagtesouro-bolsonaro-governo-brasil-tesouro-nacional-pagamentos-plataforma-digitalização-tecnologia-

Imagem: Reprodução.

O Governo Federal do Brasil oficializou, nesta quinta-feira (24), o decreto que institui a plataforma digital para pagamento e recolhimento de valores à Conta Única do Tesouro Nacional, intitulada PagTesouro.

documento assinado pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, e publicado no Diário Oficial da União, coloca em vigor a instauração da plataforma que visa modernizar a forma de pagamentos realizados pelos contribuintes.

O que muda

Até então, os pagamentos à conta única do Tesouro eram feitos aos órgãos e às entidades da administração pública federal. Contudo, a iniciativa PagTesouro como parte da transformação digital pretende reduzir a burocracia e o tempo de resposta do Estado à sociedade.

Segundo nota do Ministério da Economia, a ideia é possibilitar o uso, por exemplo, de cartão de crédito ou carteira digital para realizar os pagamentos.

O boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU) continuará disponível ao contribuinte no PagTesouro, sem qualquer ônus.

“Com o PagTesouro, será possível pagar por serviços públicos sem precisar preencher boleto ou se deslocar para alguma instituição financeira”, diz o Ministério da Economia.

O governo afirma que “este é um modelo seguro, eficiente e voltado para o cidadão”, que marca o compromisso do Estado “com a retomada do crescimento econômico, apoiado na tecnologia e na transformação digital”.

Através da plataforma, as empresas prestadoras de serviços de pagamentos poderão realizar o recolhimento dos valores através do credenciamento prévio junto à Secretaria do Tesouro Nacional da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia; e integração de sua solução tecnológica ao PagTesouro.

Tarifas

As diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) determinam que a cobrança de tarifas pela prestação de serviços de pagamentos pelas empresas credenciadas deverá ser previamente autorizada, ou solicitada pelo cliente ou pelo usuário.

O decreto ressalta que o valor da tarifa deverá ser apresentado “de maneira clara ao cliente ou usuário, que poderá escolher, dentre as modalidades de pagamento ofertadas, aquela que lhe for conveniente, com os ônus e os benefícios a ela inerentes”.

Conforme descrito no Art. 4°:

“A Secretaria do Tesouro Nacional da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia disponibilizará, no mínimo, uma modalidade de pagamento que não implique custo adicional ao contribuinte.” 

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile