Ícone do site Criptonizando

País de Tonga pode ser o próximo a adotar o bitcoin como moeda legal

Parlamento de Tonga - Bitcoin

Lord Fusitu’a, um membro do parlamento de Tonga, acredita que o país pode seguir o exemplo de El Salvador e aceitar o bitcoin como moeda de curso legal, de acordo com a Financial Review. “Tonga é o país que mais depende de remessas do mundo. Entre 38% e 41,1% do nosso PIB, dependendo dos números do Banco Mundial usados, são remessas ”, disse Fusitu’a. 

“Para obter essas remessas para Tonga, a Western Union leva uma fatia de 30%, em média. Pode ser 50%. Em El Salvador, está perto de 50%”, acrescentou ele, apresentando uma justificativa comum feita pelos defensores do Bitcoin para usar a criptomoeda líder como moeda legal. 

Fusitu’a não está apenas convencido do potencial do Bitcoin para tornar as remessas mais baratas, ele também está totalmente convencido do próprio Bitcoin. 

“Bitcoin é o primeiro sistema monetário nativamente aberto verdadeiramente global. Blockchain é o meio de armazenamento ideal para dinheiro se seu objetivo é descentralização e democratização completa e igualitária do dinheiro ”. 

Fusitu’a citou diretamente Jack Mallers, fundador da Strike, uma carteira digital da Zap Solutions Inc., com sede em Chicago, como um meio potencial para aceitar bitcoin como pagamento em Tonga. 

O CEO da Zap não apenas aceita o argumento de que o Bitcoin torna as remessas mais baratas, mas ele acredita também que a criptomoeda é a melhor resposta para a inflação da moeda tradicional. 

Fusitu’a chegou a dizer que usar a Strike para enviar dinheiro de volta a Tonga não exigiria uma lei do parlamento ou mesmo um endosso do Banco de Reserva Nacional de Tonga. 

Uma investigação da Decrypt no início deste ano descobriu que a Zap Solutions Ltd não tinha as licenças para operar em quase todos os estados dos EUA. Na época, os especialistas sugeriram que isso significa que muitas transferências de dinheiro e criptomoedas para El Salvador usando a Stike são potencialmente ilegais. 

Sione Ngongo Kioa, governador do Banco de Reserva de Tonga, disse que a instituição não tem intenção de aceitar o Bitcoin como moeda legal tão cedo. 

“A adoção do Bitcoin como moeda oficial alternativa é definitivamente improvável”, afirmou.

Leia mais: A maior quebra da história dos mercados está chegando, afirma autor de Pai rico, pai pobre

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile