Neste texto você vai aprender sobre a importância e como gerar uma paper wallet (carteira de papel), para guardar os seus bitcoins de maneira simples e segura.
Se você já é um investidor do Bitcoin, já deve ter ouvido falar sobre a importância de guardar bem os seus criptoativos. A auto-custódia consiste em gerar por conta própria a chave privada do seu BTC. Dessa forma, você não precisa confiar em exchanges e instituições financeiras para guardar o seu bitcoin.
Como a história mostra, não é recomendado deixar criptoativos por muito tempo em instituições centralizadas, como exchanges e fintechs. Várias instituições, como Mt Gox, FTX e outras deixaram de existir nos últimos anos, deixando seus clientes no prejuízo.
Se você deseja ter controle absoluto sobre os seus ativos, continue este tutorial.
Escolhendo uma carteira
Não existe uma carteira ou software oficial para se gerar endereços de Bitcoin. Como qualquer indivíduo ou empresa pode programar carteiras, existem diversas opções no mercado.
O que é importante é escolher uma carteira que tenham as seguintes características:
-Seja de código aberto
-Esteja há alguns anos no mercado
-Tenha muitos usuários
-Seja recomendada e bem avaliada
-Permita gerar a chave privada offline
Dessa forma você garante que o software escolhido seja de confiança para gerar sua chave privada.
Gerando uma paper wallet
Neste tutorial vamos utilizar o site BitAdress, que cumpre todos os requisitos acima.
Ao acessar o site, basta movimentar o mouse até que a barra de carregamento atinja 100%. É importante destacar que a partir do momento que o site é carregado, já é possível desligar a internet, para tornar o processo mais seguro.
Além disso, é possível fazer o download do site. Basta clicar com o botão direito e ir em “Salvar página como”. Posteriormente, é possível inclusive enviar o arquivo para um computador ou dispositivo completamente desconectado da internet para aumentar a segurança do processo.
Ao realizar o carregamento de maneira offline, a sua paper wallet estará pronta. É possível também configurar a carteira para melhorar sua segurança ou utilidade. É possível, por exemplo, adicionar uma senha a mais a sua carteira através da opção “passphrase”.
Agora basta imprimir a sua carteira e guardar da melhor maneira. É uma boa prática ter mais de uma cópia para evitar perdas.
Como enviar e receber bitcoins?
Uma vez gerado o endereço, para receber bitcoins basta fornecer a chave pública da sua carteira.
Para enviar os ativos para outro endereço, é preciso utilizar algum outro software, seja para celular, computador ou carteira de hardware.
A maioria das carteiras digitais possuem a opção de “importar” uma carteira externa. Para fazer isto, basta escanear o QrCode ou informar a chave privada e pronto.
O processo para gerar chaves privadas de outros criptoativos é bastante parecido.
Viu como é fácil ter o controle dos seus bitcoins? Agora você não tem mais desculpas para deixar os seus criptoativos com terceiros.