Um minerador solo de Bitcoin (BTC) foi responsável por encontrar o bloco 841.286 da rede. Como recompensa, ele recebeu 3,125 moedas, avaliadas em mais de US$ 180 mil.
A mineração é o processo na qual as transações são incluídas na rede Bitcoin. Os mineradores competem através de poder de computação realizando cálculos de tentativa e erro para encontrar a resolução dos blocos.
Quando um minerador encontra um bloco, ele propaga esta informação para a rede, e é então recompensado pelo seu trabalho. A maioria dos mineradores optam por realizar este trabalho de forma conjunta em pools que agregam o poder de vários mineradores.
Os mineradores solo só recebem as recompensas se encontrarem um bloco sozinho. Isto foi o que ocorreu no bloco 841.286. Um minerador utilizando a pool solo Ckpool conseguiu encontrar o bloco da rede, conforme destacado por um desenvolvedor no X:
“Parabéns ao minerador 365ughTgK9Q7rXXTM7vubqy1awZ2AZJijP por resolver o 282º bloco solo resolvido no Solo Ckpool”.
Notavelmente, a mineração de Bitcoin solo se assemelha a um tipo de loteria descentralizada. Quanto maior for o poder computacional do minerador, maiores são as chances dele encontrar um bloco. Quanto maior for o poder computacional direcionado para a rede, maior é a segurança da blockchain.