Ícone do site Criptonizando

Peter Schiff critica o dólar como moeda global

No podcast “The Peter Schiff Show”, que foi ao ar nesta segunda (18), Schiff fala que o mundo está enganado sobre a força do Dólar. No episódio com o nome “Um conto sobre dois dólares” (A Tale of Two Dollars), ele fala que esse engano se deve aos especuladores do mercado tradicional.

Peter Schiff é um crítico aberto do Bitcoin (BTC), e ficou mais conhecido ao prever a crise imobiliária de 2008. Também é um defensor do investimento em ouro, e atualmente passou a criticar o dólar americano.

Atualmente, o dólar americano é considerado como um lastro para muitos países, constituindo as reservas fiduciárias dos Banco Centrais de diversas nações. Porém, o dólar norte-americano é uma moeda centralizada, emitida pelo Banco Central dos Estados Unidos (FED), o que significa que a emissão da moeda pode ser feita conforme o FED achar necessário.

Dessa maneira, governos utilizam o dólar como moeda de paridade para importações e exportações, tornando-a fundamental para transações internacionais. Porém, diversos analistas levantam preocupações referentes a esta suposta reserva global em dólar americano.

Peter Schiff fala sobre “os dois lados do dólar”

Atualmente, o Banco Central Americano (FED), a partir de seus interesses, vem imprimindo trilhões de dólares nos últimos anos. Os recentes acontecimentos globais só auxiliaram no aumento da quantidade de dólar em circulação.

Essa enxurrada de dólares no mercado interno e externo americano preocupa os analistas, pois a conta uma hora vai chegar. Recentemente, os Estados Unidos registrou uma de suas piores taxas de inflação das últimas décadas. Nos últimos 12 meses o índice inflacionário alcançou 9,1%, considerando o resultado de junho deste ano.

Com isso, a perda de poder de compra sentida pelos norte-americanos cresce em um ritmo acelerado. Esse é um dos lados da moeda, situação apontada por Schiff em seu último podcast.

Enquanto isso acontece em território americano, no resto do mundo as moedas emitidas por outros bancos centrais estão entrando em colapso. Por exemplo, o Euro alcançou a paridade com o Dólar, o que demonstra sua perda de força no bloco.

O Iene japonês também se desvaloriza, e o Real brasileiro segue no mesmo ritmo, perdendo cada vez mais valor em relação ao dólar comercial. Em um mês a moeda brasileira foi de R$ 5,15 para R$ 5,38 hoje, uma alta de 4% no período.

Porém, em seu podcast, o analista fala que o mundo está enganado sobre a força do dólar. Para ele, um lado dólar é a moeda fraca dentro de seu território, e o outro é o dólar forte adotado por outros países.

“Essa é a dicotomia. É uma história de dois dólares. Você tem o dólar doméstico que está fraco e perdendo valor. E então você tem esse dólar internacional que é forte e está ganhando valor.”

Para Schiff, a visão dos Bancos Centrais das nações está centrada somente na desvalorização de suas moedas internas, não percebendo que o dólar atual tem problemas. Para ele, os especuladores observam o dólar, e a possibilidade de ele entrar em colapso daqui a algum tempo.

Nem dólar, nem Bitcoin, é a vez do Ouro

Como crítico ávido do Bitcoin, Schiff aproveitou o programa para falar novamente sobre o criptoativo.

Peter relatou que, no passado recente, muitos quiseram o Bitcoin, mas que isso mudou, e que uma hora perceberão que não querem o dólar e nem o Bitcoin. Para o analista, isso indica que as pessoas também buscarão, em breve, alternativas à moeda fiat americana.

Por isso, Schiff comprova seu posicionamento como defensor do ouro, falando que, provavelmente, o ouro como um ativo voltará a se tornar relevante.

“Neste momento, o dólar está roubando o brilho do ouro. Por um tempo, era bitcoin que todo mundo queria em vez de ouro. Mas agora é o dólar que todo mundo quer em vez de ouro. Eventualmente, as pessoas vão descobrir que não querem o dólar, assim como muitos deles descobriram que não querem bitcoin. Em última análise, haverá uma corrida ao ouro. Como venho dizendo, o ouro será o último porto seguro de pé porque é o único verdadeiro porto seguro.”

LEIA MAIS: “Blockchain transformará radicalmente o governo”, diz fundador da Cardano

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile