A Rainbow Exchange, uma suposta falsa corretora de criptomoedas, pode ter enganado cerca de 1 terço da população de San Pedro, uma cidade com 170 mil habitantes na Argentina.
A empresa estava operando de forma muito semelhante a pirâmides financeiras, oferecendo retornos de 1% ao dia. A suposta pirâmide alcançou grandes proporções na região, com relatos de pessoas vendendo bens para investir no esquema.
A cidade até mesmo apresenta uma diminuição na atividade às 21 horas, quando uma live da empresa é realizada, onde são indicadas “criptomoedas promissoras”.
Criticar a empresa costuma resultar em retaliações por parte dos investidores. Há relatos de que até mesmo o prefeito da cidade defendeu a empresa, afirmando que não existem investigações em curso.
Pirâmides de Bitcoin
Ao longo dos anos, diversos esquemas de pirâmide surgiram envolvendo o nome das criptomoedas. Nestes esquemas, as criptomoedas são normalmente uma fachada para um modelo de negócios insustentável.
Alguns casos notáveis ocorreram no Brasil nos últimos anos. A população de Cabo Frio foi negativamente impactada pelo esquema montado por Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó dos Bitcoins”.
Leia mais: Bancos modernos são esquemas de pirâmide, afirma senador