Ícone do site Criptonizando

PIX terminará em moeda digital, afirma presidente do Banco Central do Brasil

robertocamposneto-bancocentralbrasil-pix-sistemapagamentosinstantaneo-qrcode-ted-doc-bancos-notícias-bitcoin

De acordo com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), o sistema de pagamentos Instantâneos do Brasil, PIX, vai terminar em uma moeda digital.

A declaração ocorreu em um vídeo que foi apresentado na quarta-feira (8), no evento online Conexão PIX, segundo publicação do G1.

“O PIX é um pilar fundamental”, declarou Campos Neto sobre a grande novidade do sistema financeiro brasileiro em 2020.

Com o objetivo de interligar instituições bancárias, o PIX tem como princípios principais ser seguro, aberto, barato, transparente e rápido, disse o presidente do BC no vídeo.

Segundo ele, o sistema culminará em uma versão digital do Real:

“A gente imagina que o sistema financeiro no mundo é [no futuro] quase todo digital. E culminando com o que a gente chama de moeda digital, que a gente vê lá na frente”, disse.

PIX é uma resposta ao bitcoin

Em fevereiro deste ano, durante o lançamento oficial da logomarca e identidade visual do PIX, o presidente do BC argumentou que é do Bitcoin e das criptomoedas que nascem as necessidades de “um instrumento de pagamento que seja barato, rápido, transparente e seguro”.

“Nós vamos prover a rede que irá conectar fintechs, com bancos e instituições financeiras. Este é o principal projeto do Banco Central do Brasil para este ano”, declarou, enfatizando que o objetivo é “aumentar a competição do mercado, incluir mais pessoas na economia, facilitar as transações e diminuir os custos de todo o processo”.

Recentemente foi anunciado que o sistema permitirá que os usuários realizem saques em lojas do varejo, reduzindo o custo operacional da negociação no setor.

“A ideia é fazer com que qualquer estabelecimento comercial seja um lugar onde as pessoas possam sacar dinheiro. Isso vai ser bom para as pessoas, porque elas vão precisar ter menos dinheiro na carteira. Vai ser bom para os estabelecimentos porque vão otimizar o volume de dinheiro que vão manter em estoque”, explicou Campos Neto.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile