Ícone do site Criptonizando

Pool de mineração vai emitir créditos de carbono para compensar impacto ambiental

Um novo pool de mineração de Bitcoin com lançamento previsto para 2023 visa fornecer uma alternativa ecológica à pegada de carbono da indústria, usando compensações para reduzir seu impacto ambiental e recompensar os mineradores que usam energia renovável.

A Pega Pool, que deve ser lançada no primeiro trimestre de 2023, está abrindo sua oferta para clientes de mineração de Bitcoin, independentemente do uso de energia renovável. 

No entanto, a empresa recompensará os clientes que usam energia renovável com uma redução de 50% em suas taxas de pool, de 2% para 1%.

Além disso, uma parte das taxas dos clientes que usam energia não renovável será alocada para esquemas de compensação de carbono que plantam árvores para reduzir o impacto ambiental das atividades.

Entre 2020 e 2021, a intensidade média de emissão de carbono da mineração de Bitcoin aumentou de (491,24 gCO2e/kWh) para (531,81 gCO2e/kWh).

O consumo de energia e o impacto ambiental do Bitcoin resultaram em uma reação global de países e empresas. 

Em maio de 2021, a Tesla abandonou os planos de aceitar o pagamento de seus produtos em Bitcoin, com o CEO Elon Musk destacando sua preocupação com o “uso crescente de combustíveis fósseis para mineração de Bitcoin”. 

No mês seguinte, a China reprimiu a mineração de Bitcoin, citando seu compromisso com a “neutralidade do carbono” na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2020.

Isso serviu para aumentar a conscientização e a aceitação da mineração sustentável de Bitcoin, com alguns defensores argumentando que o Bitcoin poderia realmente ajudar a acelerar a transição para energias renováveis.

Com o mercado de criptomoedas enfrentando uma queda prolongada, os mineradores de Bitcoin estão sentindo o aperto em suas margens de lucro, já que a dificuldade de mineração aumentou e o preço da criptomoeda despencou.

Embora os únicos clientes atualmente minerando com o Pega Pool sejam sua empresa irmã Pega Mining, ele já é o 13º maior pool do mundo em taxa de hash, de acordo com o BTC.com.

Sair da versão mobile