Ícone do site Criptonizando

Pouco impede o Bitcoin de cair para zero, diz o maior gestor de fortunas do mundo

bitcoin-btc-preço-investimento-negócios-economia-criptomoedas-gestora-

Estrategistas de uma das maiores gestoras de patrimônio privado do mundo estão alertando investidores iniciantes no mercado de criptomoedas que eles podem perder todo o dinheiro.

De acordo com o banco de investimentos suíço UBS Global Wealth Management, “há pouco” impedindo que o preço do Bitcoin despenque para zero.

Em meio ao entusiasmo de novos investidores que mergulham no atual movimento de alta do criptoativo, os especialistas do UBS Wealth afirmam que o preço pode subir no curto prazo, mas a indústria enfrenta riscos existenciais no longo prazo.

“Muitos clientes estão perguntando se devem investir em Bitcoin e outras criptomoedas. Nossa orientação geral é a seguinte: embora não possamos descartar novos aumentos de preços, somos um tanto céticos em relação a quaisquer casos de uso essenciais no mundo real, o que torna difícil estimar um valor justo para Bitcoin e outras criptomoedas”, diz o banco suíço em comunicado.

O UBS ressalta ameaças regulatórias, novas criptomoedas e as CBDCs (moedas digitais emitidas por bancos centrais) como agentes com potencial para derrubar o Bitcoin e outros criptoativos em alta no momento.

“Há pouco em nossa visão para impedir que o preço de uma criptomoeda vá a zero quando uma versão melhor projetada for lançada ou se as mudanças regulatórias sufocarem o sentimento”, disseram autores como Michael Bolliger, diretor de investimentos para mercados emergentes globais.

Em resposta ao crescente interesse dos clientes, os estrategistas do UBS disseram que as plataformas “Netscape e Myspace são exemplos de aplicativos de rede que gozaram de ampla popularidade, mas acabaram desaparecendo”.

O alerta do banco suíço também fala sobre a entrada de investidores e players institucionais no mercado em 2020, como o Paypal, impulsionando o setor que hoje vê um número maior de compras, aumento nas novas carteiras e mais contratos em aberto no mercado futuro de BTC.

Embora reconheça que a criptomoeda pode, de fato, contribuir para a diversificação de uma carteira mediante a baixa correlação com outros ativos, como títulos, ações e ouro, o banco frisa que esta “não é uma razão suficiente por si só para adicionar Bitcoin a um portfólio”, devido aos riscos associados ao investimento.

Por fim, o banco enfatiza que “sucesso precoce não garante o sucesso futuro”, e afirma:

“Os investidores de criptomoedas devem, portanto, limitar o tamanho de seus investimentos a um valor que possam perder.”

Na semana passada, o brasileiro Guilherme Benchimol, CEO da XP Investimentos, disse que ‘todo mundo deveria ter exposição a criptomoedas’.

Enquanto isso, o regulador financeiro (FMA) da Nova Zelândia seguiu o exemplo do FCA do Reino Unido e lançou um alerta aos investidores a respeito do Bitcoin, afirmando que pessoas que investirem nos criptoativos devem estar preparados para perder todo o dinheiro.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile