Presidente da Argentina fecha Receita Federal do país

Javier Milei

O governo de Javier Milei anunciou o encerramento da Administración Federal de Ingresos Públicos (AFIP), instituição equivalente à Receita Federal do país. A medida tem como objetivo reduzir o quadro de funcionários em uma nova instituição mais enxuta.

Uma publicação no X do escritório de Javier Milei afirma:

“O presidente Javier Milei decidiu dissolver a AFIP e criar em seu lugar uma nova organização com uma estrutura mais simples, eficiente e menos dispendiosa. Desta forma, o Governo Nacional destruirá circuitos corruptos, eliminará privilégios passados ​​e optimizará a gestão pública.”

Conforme destacado, a criação da nova instituição vai reduzir de forma significativa o número de funcionários públicos responsáveis pela cobrança e fiscalização dos impostos:

“Será criada a Agência de Arrecadação e Controle Aduaneiro (ARCA), um órgão com estrutura mais simples, mais eficiente, menos custosa e menos burocrática. Essa medida reduzirá em 45% as autoridades superiores e em 31% os níveis inferiores, o que representa a eliminação de 34% da estrutura atual, gerando uma economia anual de 6.400 milhões de pesos“.

“A criação da ARCA tem como objetivo a redução do Estado, a eliminação de cargos desnecessários, a profissionalização do órgão, a destruição dos circuitos corruptos, e a melhoria na eficiência da arrecadação e do controle aduaneiro, eliminando os privilégios do passado e otimizando a gestão pública.”

Os cortes de gastos do governo de Milei estão sendo fundamentais para que o país controle a inflação, que esteve elevada nos últimos anos.

Banco Central é o próximo

Uma das promessas do governo de Milei é a eliminação do Banco Central do país. Em publicação também no X, Milei afirmou que o Banco Central será o próximo a ser eliminado:

“Quanto ao encerramento do BCRA, digo-vos que antes de fechá-lo, para que não conduza a uma crise, deve ser limpo, para que os ativos sejam recompostos e assim os passivos possam ser resgatados“.

“Portanto, se ainda não o fechamos é porque estamos consertando esse desastre que a sua gestão causou. Mas não tenha dúvidas de que hoje estamos muito mais perto de fazê-lo do que você pode imaginar.”

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

MicroStrategy compra mais 11.931 bitcoins
icon novembro 22, 2024

Maior seguradora da Alemanha investe na maior detentora de Bitcoin

Escrito por João Victor
Michael Saylor comenta nova alta histórica do bitcoin
icon novembro 21, 2024

Michael Saylor comenta nova alta histórica do bitcoin

Escrito por Sabrina Coin
Bitcoin bate ATH de US$ 76.900 após Fed reduzir a taxa de juros pela segunda vez consecutiva
icon novembro 20, 2024

ETFs de Bitcoin acumulam 9 mil moedas em um dia

Escrito por João Victor