Ícone do site Criptonizando

Presidente pró-bitcoin lidera pesquisas e pode ser eleito no primeiro turno na Argentina

Javier Milei - Diana Mondino

Javier Milei - Diana Mondino

Javier Milei, candidato à presidência da Argentina, foi o vencedor das eleições primárias, com cerca de 30% dos votos. Uma pesquisa mais recente da Escenarios afirma que Milei possui 37,32% das intenções de voto.

É importante notar que na Argentina é necessário ter apenas 40% dos votos para ser eleito no primeiro turno. Sergio Massa, atual ministro da economia da Argentina, segue  com 25,86% das intenções de voto.

As eleições na Argentina estão programadas para ocorrer no dia 22 de outubro. Caso Milei não se consagre vencedor, o segundo turno deve ocorrer em 19 de novembro.

Javier Milei e o Bitcoin

Javier Milei

Javier Milei é um economista adepto de ideias liberais e libertárias e prometeu uma redução massiva do estado argentino. Esta redução tem como principal objetivo retomar o controle sobre o câmbio, visto que a moeda do país está passando por um processo de hiperinflação.

Milei pretende dolarizar a economia da Argentina, além de permitir um livre mercado de moedas. Uma das propostas mais polêmicas de Milei é acabar com o banco central do país.

Diana Mondino, candidata braço direito de Javier, afirmou que a Argentina deve se tornar em breve um ‘paraíso para do Bitcoin’.

“Eles já tentaram [o aniquilar], mas seu cabelo funciona como um capacete à prova de balas. A Argentina em breve será um paraíso do Bitcoin”.

Leia mais: “Argentina será um paraíso do Bitcoin”, diz braço direito de Javier Milei

Argentina, a nova El Salvador?

El Salvador entrou para a história em setembro de 2021 ao se tornar o primeiro país que estabeleceu o bitcoin como moeda legal. Desde então, o governo vem se integrando à criptomoeda por meio de diversos projetos.

O governo de Nayib Bukele já comprou mais de 2 mil bitcoins para os cofres públicos. Além disso, o governo se comprometeu em comprar 1 bitcoin por dia por tempo indeterminado.

Com a eleição de Milei, é possível que a Argentina comece a adotar o bitcoin como ativo de reserva ou mesmo como moeda corrente. Isso é reforçado devido ao plano de Milei para criar um livre mercado de moedas no país.

Sair da versão mobile