A candidata a deputada Diana Mondino afirmou no X (antigo Twitter), que a Argentina deve se tornar um paraíso do Bitcoin, caso Javier Milei vença as eleições no país.
O perfil libertário ‘Salt the Agorist’ compartilhou um trecho de uma entrevista de Milei, onde ele afirma que o Banco Central do país é apenas uma pirâmide financeira insustentável. Vale destacar que uma das ideias de Milei é acabar com o Banco Central, promovendo um livre mercado de moedas na Argentina.
O perfil insinuou que Milei poderia ter sua carreira política sabotada, ou que algo pior deveria acontecer.
“Infelizmente amigos, o cartel não tolera dissidência neste nível. Eu prevejo que eles vão sabotar sua carreira política, e se isso falhar, eles vão levá-lo no proverbial passeio por Dallas em um conversível.“
No entanto, Diana, que acompanha de perto a campanha do seu companheiro Javier Milei, afirmou em tom de brincadeira que isso não deve acontecer pois o cabelo de Milei é à prova de balas, e que o país deve se tornar um paraíso para o Bitcoin.
“Eles já tentaram, mas seu cabelo funciona como um capacete à prova de balas. A Argentina em breve será um paraíso do Bitcoin”.
Argentina, a nova El Salvador?
El Salvador se tornou o primeiro país a declarar o Bitcoin como moeda de curso legal em 2021. A ideia de Milei é semelhante, propondo que diferentes moedas possam circular livremente no território, tornando o banco central irrelevante.
Mesmo com a eliminação do banco central, o governo da Argentina ainda precisaria possuir ativos em reservas para manter suas operações. Neste sentido, o bitcoin pode de fato desempenhar um papel importante no país latino-americano.
El Salvador acumula atualmente milhares de bitcoins, e o presidente Nayib Bukele afirmou que o governo deve continuar comprando 1 bitcoin por dia por tempo indeterminado.