O Banco Central da Rússia mantém suas expectativas de que as primeiras transações de criptomoedas no âmbito do regime legal experimental ocorram até o final deste ano. A afirmação foi feita pela governadora da instituição, Elvira Nabiullina, durante a conferência Finopolis 2024.
Em entrevista, Nabiullina destacou que existe interesse entre os participantes do mercado para a realização dessas transações.
No entanto, ela frisou que, como o regime experimental se concentra em acordos internacionais, detalhes sobre os participantes e o número de transações não serão divulgados.
“Ao longo do experimento, estaremos avaliando como as transações funcionam neste novo regime legal. Este período experimental pode se estender por até três anos. Ao final desse prazo, decidiremos se há necessidade de alterar a regulamentação geral. Contudo, essa decisão pode ser antecipada, dependendo dos resultados obtidos durante o experimento”.
Na Rússia, havia uma proibição em relação ao uso de criptomoedas para pagamentos, mas, a partir de 1º de setembro, uma nova lei permite ao Banco Central utilizar moedas digitais em atividades de comércio exterior, dentro do escopo do regime experimental.