A “morte de criptomoedas” tem sido prognosticada há muito tempo e está se provando ainda mais difícil derrubar esse impulso.
“O Bitcoin foi banido muitas vezes em muitas geografias e, ainda hoje, a adoção está ultrapassando a adoção da Internet” – Alyse Killeen .
Em suma, as criptomoedas são uma força a ser enfrentada. Portanto, qualquer proibição só servirá para fortalecer sua popularidade e uso em todo o mundo.
Isso levou os governos a reconsiderar suas posições anteriores sobre sua utilidade, já que alguns decidem adotá-las e regulamentá-las em vez de se opor cegamente ao seu uso.
Devido à força e adoção contínuas do Bitcoin, apesar de ter sido banido em alguns países importantes como a China, algumas lições podem ser aprendidas sobre o motivo pelo qual essas proibições continuam falhando.
As criptomoedas são mais do que apenas dinheiro
Além dos temores de impropriedade financeira expressos por anti-cripto e governos, as criptomoedas provaram estar resolvendo problemas além das finanças.
Por exemplo, por meio da mineração de Bitcoin, o uso de energia limpa renovável deve se expandir, deixando para trás o uso de combustíveis fósseis, que causam destruição ambiental e aquecimento global.
A solução de problemas financeiros
As criptomoedas estão oferecendo soluções para problemas financeiros que os sistemas financeiros tradicionais não conseguiam ou relutavam em resolver.
Em particular, fazer transações usando criptomoedas é muito mais barato e rápido do que os métodos bancários tradicionais. As pessoas podem, portanto, trocar seu pagamento por criptomoedas de valor exato, sem abrir mão de cortes exorbitantes para os intermediários.
As criptos também aumentaram a privacidade nas transações financeiras, pois impede que terceiros espionem dados confidenciais.
O valor das criptomoedas aumenta à medida que mais pessoas as adotam. Consequentemente, a pessoa terá uma noção de sua própria riqueza e controlá-la pessoalmente.
O mundo está mudando e as pessoas perceberam que o sistema financeiro também precisa de melhorias.
As pessoas precisam de um sistema mais descentralizado e sem permissão que lhes dê mais controle sobre suas decisões financeiras e patrimoniais. Essa liberdade foi provada pelas criptomoedas.
Sem motivos/medos reais para justificar a proibição
Enquanto alguns segmentos anti-criptográficos e governos estão pedindo o banimento das criptomoedas, nenhum deles parece estar dando razões convincentes para o fato.
Eles continuam culpando as criptomoedas pelos mesmos problemas que os sistemas financeiros e os governos tradicionais não conseguiram resolver, mesmo antes de tentar.
Fraude financeira, inflação, problemas de energia e liquidação de instituições financeiras que afundaram o dinheiro das pessoas são alguns dos problemas que os governos não conseguiram resolver e que só pioram a cada dia.
É ingênuo culpar as criptomoedas por esses problemas que, na verdade, estão, com grande sucesso, ajudando a resolvê-los.
LEIA MAIS: Reguladores em cima da Binance: ameaça real para a indústria ou apenas FUD?