O Banco Central da Índia confirma que proibição de criptomoedas não é mais válida

O Banco Central Indiano, o Reserve Bank of India (RBI), informou oficialmente aos bancos que a proibição bancária sobre criptomoedas não tem mais validade. Isso porque a mesma teve anulação pela suprema corte do país há mais de um ano. 

Apesar da decisão da Suprema Corte, os bancos têm citado a circular do RBI ao lidar com criptomoedas.

RBI diz aos bancos para parar de citar sua circular ‘não mais válida’ sobre criptomoedas

O aviso, emitido nesta segunda-feira (31), esclareceu sua posição em relação às criptomoedas. O aviso, intitulado “Devida Diligência do Cliente para transações em moedas virtuais (VC),” abrange “todos os bancos comerciais e cooperativos, bancos de pagamentos, pequenos bancos financeiros, NBFCs e fornecedores de sistemas de pagamento.”

O RBI escreveu:

“Chamou nossa atenção alguns relatos da mídia onde certos bancos/entidades regulamentadas advertiram seus clientes contra negociar moedas virtuais, fazendo uma referência à circular RBI … datada de 6 de abril de 2018”

A circular de 2018 informou aos bancos que eles estavam proibidos de negociar com criptomoedas. No entanto, a suprema corte indiana anulou essa circular em março do ano passado, permitindo que os bancos voltassem a fornecer serviços para empresas relacionadas a criptomoedas, incluindo exchanges.

O RBI esclareceu: 

“Tais referências à circular acima por bancos/entidades não estão em ordem, uma vez que esta circular foi anulada pelo Supremo Tribunal Hon’ble em 04 de março de 2020 na matéria de Petição de Mandado ( Civil) No.528 de 2018 (Internet and Mobile Association of India v. Reserve Bank of India).

Como tal, tendo em vista a ordem do Supremo Tribunal Hon’ble, a circular já não é válida a partir da data do julgamento do Supremo Tribunal e, portanto, não pode ser citada”

O Banco Central acrescentou: 

“Os bancos, bem como outras entidades mencionadas acima, podem, no entanto, continuar a realizar processos de devida diligência do cliente em linha com os regulamentos que regem as normas para Conheça o Seu Cliente (KYC), Anti-Lavagem de Dinheiro (AML), Combate ao Financiamento do Terrorismo (CFT) e obrigações de entidades regulamentadas sob a Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PMLA), de 2002, além de garantir o cumprimento das disposições relevantes da Lei de Gestão de Câmbio (FEMA) para remessas ao exterior ”.

Os bancos indianos vão permitir as transações?

Embora a restrição esteja suspensa em março do ano passado, alguns bancos na Índia ainda estão restringindo as transações relacionadas às criptomoedas. Alguns clientes teriam recebido e-mails de advertência de seus bancos. Estes informavam que o usuário não tinha permissão para usar contas bancárias ou cartões de crédito para transações deste tipo.

Alguns meios de comunicação até relataram que o RBI pediu não oficialmente aos bancos que cortassem os laços com empresas e traders. A National Payments Corporation of India, no entanto, disse que não proibirá transações de criptomoedas por meio da UPI.

Enquanto isso, o governo indiano ainda está trabalhando na regulamentação da criptomoeda. Um projeto de lei deveria ter chegado ao Parlamento na sessão de orçamento, mas não aconteceu. No mês passado, a mídia noticiou que o governo planejava criar um painel de especialistas para trabalhar na regulamentação da criptomoeda.

LEIA MAIS: Trader que previu a queda do Bitcoin aposta em nova correção para os US$20 mil

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

MoonPay integra stablecoin PYUSD do PayPal em sua plataforma
icon outubro 3, 2024

MoonPay integra stablecoin PYUSD do PayPal em sua plataforma

Escrito por Sabrina Coin
CEO do Telegram afirma que mensageiro compartilha endereços de IP com autoridades desde 2018
icon outubro 3, 2024

CEO do Telegram afirma que mensageiro compartilha endereços de IP com autoridades desde 2018

Escrito por Sabrina Coin
Coinbase lança API de staking para Solana
icon outubro 2, 2024

Coinbase lança API de staking para Solana

Escrito por Sabrina Coin