Projeto de Lei propõe que serviços públicos do Brasil passem a usar tecnologia blockchain

Um grupo de dez deputados de diferentes partidos políticos criou um projeto de lei que exige que os serviços públicos do Brasil usem a tecnologia blockchain.

Projeto de Lei 3443/2019, intitulado ”Prestação Digital dos Serviços Públicos na Administração Pública – Governo Digital”, foi assinado por Tiago Mitraud, do Partido Novo, além de funcionários de outros partidos, incluindo o Partido Socialista Brasileiro (PSB).

No artigo 2° do projeto, é esclarecido que entre as principais finalidades da proposta, está “desburocratizar, modernizar, fortalecer e simplificar a relação do Poder Público com a sociedade”.

O artigo também fala de “estimular a participação da sociedade na formulação, implementação e avaliação prévia de políticas públicas em meio digital”.

A proposta foi apresentada na terça-feira (11), e caso for aprovada, tornará obrigatório que as divisões do governo federal e estadual apliquem tecnologias emergentes, como inteligência artificial e blockchain.

“A lei estabelece diretrizes a serem observadas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de implementar a Prestação Digital dos Serviços Públicos.”

O objetivo, segundo o projeto, é melhorar os serviços públicos. Mas para que seja aprovada, a proposta ainda precisa ser sancionada pelo presidente da república.

Deputados estão atentos para blockchain e criptomoedas

Aos poucos, mais projetos são criados envolvendo o universo blockchain e criptomoedas. Na semana passada, falamos sobre o projeto de Lei 2060/19, criado pelo deputado federal Aureo Ribeiro, do Partido Solidariedade-RJ.

A proposta visa regulamentar as criptomoedas e aumentar a penalidade para crimes envolvendo pirâmides financeiras.

De acordo com Ribeiro, o objetivo é criar um ambiente em que a tecnologia das criptomoedas sirva para fomentar o Sistema Financeiro Nacional e as necessidades da economia e da população.

Isso mostra que o governo está procurando compreender a tecnologia e, principalmente, está enxergando seu potencial para beneficiar os serviços públicos no Brasil.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Kraken antecipa o lançamento de sua L2 Ink
icon maio 24, 2025

Kraken: ações dos EUA disponíveis agora em versão tokenizada – Wall Street treme

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 22, 2025

Cofundador da Circle lança instituição financeira ‘nativa em IA’

Escrito por Thiago Barboza
XRP
icon maio 20, 2025

Lançamento de futuros na CME pode impulsionar o preço do XRP?

Escrito por Thiago Barboza