Ícone do site Criptonizando

Projeto de Lei propõe que serviços públicos do Brasil passem a usar tecnologia blockchain

blockchain projeto de lei brasil

Um grupo de dez deputados de diferentes partidos políticos criou um projeto de lei que exige que os serviços públicos do Brasil usem a tecnologia blockchain.

Projeto de Lei 3443/2019, intitulado ”Prestação Digital dos Serviços Públicos na Administração Pública – Governo Digital”, foi assinado por Tiago Mitraud, do Partido Novo, além de funcionários de outros partidos, incluindo o Partido Socialista Brasileiro (PSB).

No artigo 2° do projeto, é esclarecido que entre as principais finalidades da proposta, está “desburocratizar, modernizar, fortalecer e simplificar a relação do Poder Público com a sociedade”.

O artigo também fala de “estimular a participação da sociedade na formulação, implementação e avaliação prévia de políticas públicas em meio digital”.

A proposta foi apresentada na terça-feira (11), e caso for aprovada, tornará obrigatório que as divisões do governo federal e estadual apliquem tecnologias emergentes, como inteligência artificial e blockchain.

“A lei estabelece diretrizes a serem observadas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de implementar a Prestação Digital dos Serviços Públicos.”

O objetivo, segundo o projeto, é melhorar os serviços públicos. Mas para que seja aprovada, a proposta ainda precisa ser sancionada pelo presidente da república.

Deputados estão atentos para blockchain e criptomoedas

Aos poucos, mais projetos são criados envolvendo o universo blockchain e criptomoedas. Na semana passada, falamos sobre o projeto de Lei 2060/19, criado pelo deputado federal Aureo Ribeiro, do Partido Solidariedade-RJ.

A proposta visa regulamentar as criptomoedas e aumentar a penalidade para crimes envolvendo pirâmides financeiras.

De acordo com Ribeiro, o objetivo é criar um ambiente em que a tecnologia das criptomoedas sirva para fomentar o Sistema Financeiro Nacional e as necessidades da economia e da população.

Isso mostra que o governo está procurando compreender a tecnologia e, principalmente, está enxergando seu potencial para beneficiar os serviços públicos no Brasil.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile