Brett Heath, presidente, CEO e diretor da Metalla Royalty & Streaming, alertou recentemente que as criptomoedas irão desencadear a próxima crise financeira. Ele argumentou que a adoção em massa de novas tecnologias financeiras sempre foi precedida por uma grande crise financeira.
Crise Financeira e as criptomoedas
As coisas estão indo de mal a pior para os mercados de criptomoedas desde o crash induzido por Elon. O Bitcoin já perdeu cerca de 50% de seu valor nas últimas semanas, com o enfraquecimento da tendência de alta.
Brett Heath, do Metalla, fez comentários pessimistas durante uma entrevista à Kitco News na quinta-feira (27). Além disso, Heath fez comparações entre as criptomoedas e a crise das hipotecas de 2008 e também o crash da tecnologia no início dos anos 2000, explicando:
“Quando você olha para as últimas décadas e vê todas as crises financeiras que aconteceram, sabe que todas elas têm algumas coisas em comum. E este ponto é a adoção em massa de um novo produto financeiro ou uma nova tecnologia que não é muito bem compreendida ”.
Metalla oferece aos investidores exposição a ouro e prata por meio de royalties e fluxos. Em termos simples, a empresa com sede no Canadá, usa royalties sobre os ativos pertencentes às principais empresas de mineração de ouro para produzir retornos para seus acionistas.
Mais dinheiro circulando não é algo positivo
O CEO observou que houve adoção em massa de dívidas colateralizadas e títulos lastreados em hipotecas logo antes da crise financeira de 2008. Durante esse tempo, o público abraçou os novos produtos financeiros. Mas estes logo quebraram, catalisando um “enorme problema que teve repercussões em todo o mundo . ”
A Heath afirmou ainda que as criptomoedas agora se tornaram uma “licença para o setor privado imprimir dinheiro”. Por fim, ele observou que o volume de liquidez injetado nos mercados dos EUA desde o início de 2020 cresceu significativamente.
Em particular, o M1 subiu “quatro vezes e meio” nos últimos meses. No entanto, o setor das criptos teve um crescimento ainda mais dramático, de acordo com o especialista em ouro.
“É um aumento extraordinário e é um período de tempo tão curto. Mas se você olhar para a criptomoeda usando a capitalização de mercado total da mesma, é mais de dez vezes. ”
O suprimento fixo do Bitcoin não garante uma reserva de qualidades de valor semelhante ao ouro
Como defensor do ouro, Health não está preocupado com o potencial do Bitcoin ultrapassar o ouro para se tornar a principal reserva de valor. Isso ocorre porque, embora o Bitcoin tenha um limite rígido de 21 milhões, existem “outros 10.000 tokens e moedas existem hoje”.
Na verdade, ele acredita que algumas dessas criptomoedas têm tecnologia melhor. Estas, portanto, usam muito menos energia e têm mais privacidade do que o BTC.
Assim, quando essas moedas começam a circular, bilhões de dólares, além de mais risco, vão para o mercado. No entanto, assim como a Apple e a Amazon resistiram com sucesso à tempestade tecnológica, algumas criptomoedas prosperarão enquanto um bom número de outras desaparecerão.
“Quando você tem esse montante de capital eliminado das carteiras digitais em todo o mundo, é melhor acreditar que haverá algumas repercussões financeiras significativas que serão sentidas”, afirmou Heath.
LEIA MAIS: Google BigQuery agora oferece suporte para blockchain da Polygon