Rede Solana volta a apresentar problemas de desempenho

Na última quinta-feira (6), a blockchain da Solana enfrentou seu segundo incidente de degradação de desempenho de rede em menos de uma semana.

De acordo com a conta do Twitter @SolanaStatus, perfil conhecido por monitorar a saúde do ecossistema Solana, a rede estava experimentando um “desempenho degradado”.

O motivo, segundo o perfil, seria o aumento do número de transações da rede. Porém, essa seria a quarta vez, nos últimos seis meses, em que a altcoin apresenta instabilidade em seu funcionamento.

Assim, a capacidade da rede caiu em vários milhares de transações por segundo.

De acordo com a Solana, esse seria o motivo pelo qual os usuários experimentaram falhas nas transações na última quinta-feira. Contudo, a empresa acrescentou que seus desenvolvedores estão trabalhando para deixar a rede novamente estável.

Ataques de negação de serviço têm comprometido o desempenho da rede Solana.

Ataque de negação de serviço na rede Solana?

De maneira idêntica, o problema desta quinta surgiu apenas dois dias após um outro incidente que impactou no funcionamento da rede.

Na última terça-feira (4), os usuários da blockchain tiveram problemas semelhantes como lentidão e falhas nas operações. A principio, foi cogitada a hipótese de um ataque distribuído de negação de serviço, ação conhecida como DDoS.

Esse tipo de ataque sobrecarrega ou obstrui a rede, enviando várias solicitações ao sistema atacado e impede a plataforma de funcionar corretamente.

Em 2021, a altcoin sofreu um ataque DDoS que causou efeito semelhante e degradou o desempenho da rede. Na época, o chefe de comunicações do Solana Labs, Austin Federa, disse que a interrupção ocorreu durante uma oferta inicial de tokens de uma DEX.

Ainda assim, a Solana tem uma rede considerada das mais eficientes do mercado. A princípio, ela seria capaz de processar mais de 50 mil transações por segundo. O número é muitas vezes maior do que as 15 transações por segundo do Ethereum e as 7 do Bitcoin.

Leia mais: Cinemas AMC poderão aceitar Dogecoin e Shiba Inu em breve.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 14, 2025

Primeira Bolsa de imóveis tokenizados do mundo será lançada no Brasil

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 20, 2025

Hackathon propõe uso de stablecoins para solução do mundo real

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 15, 2025

Pump.fun inova e vai distribuir receita com criadores: Chegou o momento da SOL brilhar?

Escrito por Thiago Barboza