Na última quinta-feira (6), a blockchain da Solana enfrentou seu segundo incidente de degradação de desempenho de rede em menos de uma semana.
De acordo com a conta do Twitter @SolanaStatus, perfil conhecido por monitorar a saúde do ecossistema Solana, a rede estava experimentando um “desempenho degradado”.
O motivo, segundo o perfil, seria o aumento do número de transações da rede. Porém, essa seria a quarta vez, nos últimos seis meses, em que a altcoin apresenta instabilidade em seu funcionamento.
Assim, a capacidade da rede caiu em vários milhares de transações por segundo.
De acordo com a Solana, esse seria o motivo pelo qual os usuários experimentaram falhas nas transações na última quinta-feira. Contudo, a empresa acrescentou que seus desenvolvedores estão trabalhando para deixar a rede novamente estável.
Ataque de negação de serviço na rede Solana?
De maneira idêntica, o problema desta quinta surgiu apenas dois dias após um outro incidente que impactou no funcionamento da rede.
Na última terça-feira (4), os usuários da blockchain tiveram problemas semelhantes como lentidão e falhas nas operações. A principio, foi cogitada a hipótese de um ataque distribuído de negação de serviço, ação conhecida como DDoS.
Esse tipo de ataque sobrecarrega ou obstrui a rede, enviando várias solicitações ao sistema atacado e impede a plataforma de funcionar corretamente.
Em 2021, a altcoin sofreu um ataque DDoS que causou efeito semelhante e degradou o desempenho da rede. Na época, o chefe de comunicações do Solana Labs, Austin Federa, disse que a interrupção ocorreu durante uma oferta inicial de tokens de uma DEX.
Ainda assim, a Solana tem uma rede considerada das mais eficientes do mercado. A princípio, ela seria capaz de processar mais de 50 mil transações por segundo. O número é muitas vezes maior do que as 15 transações por segundo do Ethereum e as 7 do Bitcoin.
Leia mais: Cinemas AMC poderão aceitar Dogecoin e Shiba Inu em breve.