Regulador financeiro da Nova Zelândia alerta sobre Bitcoin e Japão apoia Ripple

criptomoedas-bitcoin-ripple-xrp-nova-zelandia-japão-notícias-regulador-autoridade-investir-investimento-riscos-

As autoridades financeiras da Nova Zelândia e do Japão se pronunciaram sobre Bitcoin (BTC) e XRP, seguindo o movimento de outros reguladores que têm se expressado sobre o assunto.

Com o atual rali de alta do Bitcoin, todo o mercado tem se beneficiado, atraindo cada vez mais curiosos e novos investidores.

NZ alerta sobre Bitcoin

A Nova Zelândia seguiu os passos da autoridade de condução financeira (FCA) do Reino Unido e lançou um alerta para os investidores sobre o Bitcoin.

A autoridade dos mercados financeiros (FMA) da Nova Zelândia publicou um relatório alertando que investidores devem ter cuidado com bitcoin e outras criptomoedas, conforme reportou a mídia local. Os ativos digitais ainda não são regulamentados no país.

O regulador neozelandês diz compartilhar das preocupações da FCA do Reino Unido, que no início da semana disse que investidores “devem estar preparados para perder todo o dinheiro” ao apostar nos criptoativos.

“A FMA compartilha das preocupações da FCA (Financial Conduct Authority) de que algumas crypto exchange prometem retornos elevados e os clientes devem estar preparados para perder todo o seu dinheiro”, afirma.

Japão sai em defesa da Ripple sobre o XRP

Já no Japão, a agência de serviços financeiros (FSA), principal órgão de vigilância de títulos do país, ficou do lado da Ripple no caso do processo aberto pela SEC dos Estados Unidos.

O regulador disse que não considera o XRP como um título, diferente da autarquia norte-americana, que entrou com uma ação contra a emissora do token, levando à intensa queda nos preços e à retirada do XRP de diversas plataformas de negociação, fundos de investimentos e outros.

De acordo com o TheBlock , a FSA do Japão disse em um e-mail, antes de informar que “se abstém de fazer comentários sobre a resposta de outras autoridades”:

“A FSA considera XRP como uma criptomoeda com base nas definições da Lei de Serviços de Pagamento.”

O argumento também foi usado pela SBI Holdings, investidora e parceira da Ripple.

A Lei de Serviços de Pagamentos do Japão determina que um ativo digital é uma criptomoeda – ou “moeda virtual” – quando usado como método de pagamento para uma pessoa não especificada e quando não é denominado em moeda fiduciária.

Na semana passada, o departamento do Tesouro do Reino Unido classificou o XRP como token de negociação.

O posicionamento dessas autoridades financeiras ressalta que nem todos os países têm a mesma abordagem sobre a regulamentação de criptoativos.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza