Ícone do site Criptonizando

Reguladores em cima da Binance: ameaça real para a indústria ou apenas FUD?

-token-launchpool-defi-binance-bnb-mineração-webinar-português-bitcoin-live-especialistas-prêmios

Binance, a maior bolsa de criptomoedas do mundo em volume de negócios nos últimos anos, tem enfrentado muitos contratempos de vários vigilantes recentemente.

Hoje a Binance é uma das empresas mais importantes do setor das criptomoedas. Assim, qual poderia ser o impacto dessa ameaça para todo o setor? Ou se é apenas um FUD temporário .

A lista crescente de reguladores após o Binance

Fundada em 2017 após um ICO bem-sucedido de US$15 milhões, a bolsa Binance rapidamente alcançou a fama ao atrair uma enorme participação de mercado em termos de volume de negociação à vista e, posteriormente, de derivativos. 

Com o crescimento impressionante, porém, chamou a atenção dos reguladores globais, alguns dos quais emitiram avisos ou oficialmente tomaram medidas contra o câmbio.

A situação agravou-se recentemente com a Financial Conduct Authority (FCA) do Reino Unido liderando o grupo. O vigilante, portanto, emitiu um alerta para a Binance Markets Limited e o Binance Group, indicando que não poderiam operar no país.

Pouco depois, porém, a exchange respondeu destacando que “BML é uma entidade legal separada e não oferece nenhum produto ou serviço por meio do site Binance.com”. Basicamente, nada mudou, disse a empresa.

Apesar da garantia da empresa, contudo, mais reguladores aderiram à tendência. O Japão foi um dos primeiros, seguido de Cingapura e, no primeiro dia de julho, as Ilhas Cayman entraram na lista – afirmando que “a Binance não está autorizada a operar nas ilhas”.

Apenas um dia depois, em 2 de julho de 2021, a SEC da Tailândia deu um passo adiante. Em vez de apenas emitir um alerta, o regulador, portanto, entrou com uma ação criminal contra a bolsa por operar um negócio de ativos digitais sem licença.

Ameaça real ou apenas FUD?

Ter vários reguladores atrás de você parece um grande obstáculo. A exchange enfrenta um escrutínio extremo em meio ao mercado altista de 2020-2021, que viu os preços em todo o espaço dispararem por percentagens de três dígitos em meses. 

No entanto, tais ações contra uma das maiores empresas do setor podem interromper tudo. De acordo com o analista, Adam Cochran, todos esses desenvolvimentos não parecem ataques coordenados.

Assim, em vez disso, Cochran delineou alguns cenários mais plausíveis. No primeiro, ele aponta que uma nação maior pode estar tentando construir um caso e “pediu favores” de outros reguladores. Por outro lado, existe uma colaboração até certo ponto para perseguir uma organização criminosa que usava a Binance.

No entanto, o analista escreveu que a rápida expansão da bolsa foi sua “única falha”. Agora, a empresa terá que trabalhar com todos os reguladores, pois entrou em uma zona cinzenta.

Jake Chervinsky, um advogado influente focado no setor das criptomoedas, comentou que a cooperação em massa de reguladores é possível neste caso, especialmente devido ao tamanho e exposição da Binance.

Seja uma ameaça real ou um FUD, essa história nos ensina que qualquer coisa contra o líder da indústria pode resultar em sérias consequências para todo o ecossistema, o que provavelmente afetará gravemente o preço do Bitcoin no curto prazo.

CZ ignora o FUD

O CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), tuitou recentemente para “ignorar o FUD” em resposta às alegações da FCA do Reino Unido. Mais tarde, ele enviou uma carta aberta à comunidade na qual comparou os desenvolvimentos atuais no mercado de criptomoedas com o que aconteceu há mais de um século, quando os carros começaram a surgir:

“A adoção e o desenvolvimento das criptomoedas têm muitos paralelos com os do carro. Quando inventaram o carro, não havia leis de trânsito, semáforos ou mesmo cintos de segurança. Leis e diretrizes foram desenvolvidas ao longo do caminho, à medida que os carros circulavam.”

“Essas são estruturas e leis que consideramos corriqueiras hoje e que permitem que essa tecnologia poderosa seja usada amplamente e com segurança. A criptografia é semelhante no sentido de que pode ser acessível a todos, mas as estruturas são necessárias para evitar o uso indevido e atores mal-intencionados.”

LEIA MAIS: Suposto Satoshi é preso por fraude de Bitcoin

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile