Ki Young Ju, fundador da CryptoQuant, comentou recentemente sobre as especulações envolvendo a identidade de Satoshi Nakamoto, anônimo criador do Bitcoin.
As especulações sobre quem é Satoshi aumentaram nos últimos dias após a divulgação da produção de um documentário da HBO. O diretor do documentário alega que as investigações chegaram a um nome, apesar das evidências não serem conclusivas.
O executivo afirmou que encontrar a identidade de Satoshi colocaria em cheque a posse dos 1,1 milhão de bitcoins acumulados pelo criador da rede:
“Revelar a identidade de Satoshi poderia ser negativo para o mercado.”
“Se ele estiver vivo, as preocupações se concentrariam na concentração de riqueza; se estiver morto, perguntas sobre quem herdou seus 9% do suprimento total de BTC gerariam teorias da conspiração, levando a discussões que se afastam do verdadeiro propósito do Bitcoin”.
“Satoshi minerou Bitcoin com um padrão único de extranonce. Conhecemos todas as suas carteiras, e ele nunca vendeu nenhum. Se você quer apoiar o Bitcoin, vamos respeitar sua privacidade. Todos nós somos Satoshi.”
Documentário da HBO
De acordo com trechos vazados do documentário, o desenvolvedor Peter Todd é apontado como potencial criador do Bitcoin. O documentário alega que Todd se confundiu em uma ocasião, fazendo um comentário como Satoshi em seu perfil pessoal:
“Em 2010, Todd, de uma nova conta, responde a Satoshi no fórum Bitcointalk – ele acidentalmente terminou o post de Satoshi de sua conta. Ambas as contas ficaram em silêncio ao mesmo tempo.”
Nas cenas do documentário, Todd aparece ironizando as especulações. Relatos apontam que o desenvolvedor vai processar a HBO pelas alegações, afirmando que elas colocam sua vida em risco.
Leia mais: Série da HBO promete revelar identidade de Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin