Ícone do site Criptonizando

Ronaldinho Gaúcho é convocado para audiência junto à PF pelo deputado que quer CPI das pirâmides financeiras

-300milhões-audiência-ronaldinho gaúcho pirâmide câmara dos deputados pf

O ex-jogador de futebol, Ronaldinho Gaúcho, foi convocado pelo deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) para discutir em audiência pública os indícios de pirâmide financeira com uso de criptomoedas na empresa 18k Ronaldinho.

Na Câmara dos Deputados, o atual empresário terá de explicar como funciona a sua empresa.

Ele será ouvido pela Comissão Especial criada para discutir o Projeto de Lei 2.303/15, que visa regulamentar os criptoativos no Brasil.

Recentemente foram protocoladas duas denúncias por pirâmide financeira contra a 18k Ronaldinho, que se apresenta como uma empresa de marketing multinível. As acusações estão sendo analisadas pelo Ministério Público Federal (MPF).

O requerimento de Áureo Ribeiro também convoca representantes do MPF para comparecer na audiência, assim como representantes da Unidade de Inteligência Financeira — UIF (antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF) e da Polícia Federal.

A Associação Brasileira de Criptoativos e Blockchain e mais um representante da 18k Ronaldinho também foram chamados.

Na justificativa para o pedido, o deputado disse que a empresa de Ronaldinho vinha oferecendo “rendimentos de até 2% ao dia a clientes que comprarem pacotes que vão de 30 até 12 mil dólares”.

O material promocional da empresa também cita com operações de trading e arbitragem de criptomoedas, que dariam origem aos lucros.

CPI das pirâmides

O deputado Áureo Ribeiro está agindo incessantemente em busca da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar pirâmides financeiras envolvendo criptomoedas no Brasil.

Após publicar um vídeo onde pedia o apoio da população, o deputado lançou, em 20 de setembro, um site para colher assinaturas para uma petição eletrônica a favor do que intitulou ‘CPI das Pirâmides Financeiras’.

“Mais de 4 milhões de pessoas já foram lesadas pelas pirâmides com moedas virtuais”, diz o site, citando dados da ABCripto.

O deputado afirmou que o objetivo é “separar o joio do trigo”. Segundo ele:

“Precisamos saber quem trabalha sério, quem desenvolve um trabalho correto, e punir aquelas pessoas que se aproveitam da falta de informação, de conhecimento, e lesam consumidores brasileiros”, disse o deputado.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile