Ícone do site Criptonizando

Rússia vai revisar projeto que proíbe o uso de criptomoedas como meio de pagamento

Rússia proíbe depósitos anônimos em carteiras digitais

Reprodução/ Bitcoin News

Os legisladores russos revisarão o projeto de lei que proíbe o uso de ativos financeiros digitais, um termo legal que atualmente abrange criptomoedas e tokens, como meio de pagamento na Rússia. 

O documento foi submetido à Duma do Estado pelo presidente do Comitê do Mercado Financeiro, Anatoly Aksakov, informou o jornal Forklog.

Após a aprovação do projeto pela comissão, os membros da câmara baixa devem votar a legislação em meados de junho. 

Se adotada pelos deputados, a lei proibirá explicitamente pagamentos de criptomoedas dentro da Federação Russa.

Os autores do projeto de lei também enfatizam que o rublo russo é a única moeda legal no país. 

Em nota explicativa, eles insistem que a proibição eliminará o risco de empregar ativos digitais como ‘substitutos monetários’. 

Eles planejam obrigar os emissores de moedas e tokens, bem como os operadores de plataformas de câmbio e investimento, a se recusarem a processar transações relacionadas a criptoativos.

A legislação classifica essas entidades como sujeitos do sistema nacional de pagamentos da Rússia. Isso significa que eles serão obrigados a se registrar no Banco Central da Rússia. 

A autoridade monetária tem sido um forte oponente à regulamentação de operações relacionadas a criptomoedas, muitas vezes citando ameaças à estabilidade financeira do país, embora recentemente tenha suavizado sua posição sobre o possível uso de criptoativos para acordos internacionais em meio a sanções ocidentais.

As autoridades em Moscou agora estão trabalhando para adotar regras abrangentes para o mercado no país. 

Atualmente, o mercado é apenas parcialmente regulado pela lei “Sobre Ativos Financeiros Digitais”, que foi aprovada em 2020 e entrou em vigor em janeiro do ano passado.

A adoção da nova lei “On Digital Currency” está sendo adiada por discussões em andamento sobre alguns aspectos e várias revisões do projeto, que foi inicialmente apresentado ao governo pelo Ministério das Finanças em fevereiro. 

No mês passado, os deputados russos apoiaram as emendas de primeira leitura relativas à tributação das transações de criptomoedas.

O Bitcoin (BTC) e o mercado de criptoativos passaram por mais uma onda de correção, com o BTC caindo para a região dos US$ 21 mil dólares.

O ETH, token nativo da rede Ethereum, está sendo negociado na região dos US$ 1200, com queda de 0,57% apenas nas últimas 24 horas.

Qual sua opinião sobre as falas do executivo? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Com Nubank comprando Bitcoin, Warren Buffett agora possui exposição ao criptoativo

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile