Donald Trump lançou um produto voltado para o mercado de colecionáveis: as “Trump Coins”, moedas comemorativas feitas de prata pura. O anúncio foi realizado em sua rede social, Truth Social, onde o político revelou detalhes sobre o item, que é promovido como a única medalha oficialmente desenhada por ele.
Características das moedas comemorativas
As “Trump Coins” são moedas de prata com 99,9% de pureza, pesando 1 onça troy e medindo 4 cm de diâmetro. Elas têm o valor de mercado de US$ 100 por unidade e são vendidas como itens de colecionador, não como moeda de curso legal ou ferramenta de investimento.
O design apresenta o perfil de Trump em uma das faces e uma representação da Casa Branca na outra. Embora promovidas como tendo sido desenhadas pelo ex-presidente dos EUA, a produção e distribuição são feitas pela JBCZ Group, LLC, sob licença da CIC Digital, LLC.
As moedas são fabricadas no estado de Indiana e acompanham um certificado de autenticidade, dentro de uma bolsa de feltro personalizada. A promessa de uma “prova” de acabamento oferece detalhes nítidos e uma superfície espelhada.
Expansão dos negócios e envolvimento com criptomoedas
Outro lançamento de Trump no espaço cripto é o projeto World Liberty Financial. A iniciativa DeFi oferecerá um token de governança não transferível chamado WLFI, onde 63% de seu fornecimento será vendido ao público, com 17% destinados a recompensas para usuários e 20% para compensação da equipe.
O intuito da família Trump ao lançar o World Liberty Financial é integrar melhor o mundo das finanças descentralizadas ao público em geral, possibilitando que usuários ganhem retornos com stablecoins em plataformas de empréstimo blockchain.
No entanto, o projeto foi recebido com críticas de analistas do mercado de criptomoedas, como Charles Hoskinson, fundador da Cardano, que destacou que o WLFI pode enfrentar problemas e dificultar um possivel governo pró-cripto de Trump devido à sua forte ligação com o bilionário.