A SEC dos Estados Unidos acusou formalmente nesta segunda-feira a NovaTech Ltd. e seus principais executivos, Cynthia e Eddy Petion, de orquestrar uma fraude de US$650 milhões envolvendo criptomoedas. A operação criminosa teria afetado 200 mil investidores em todo o mundo.
Segundo a Comissão, o casal Petion montou um esquema de pirâmide disfarçado de investimento legítimo em criptos e câmbio estrangeiro. Entre 2019 e 2023, a NovaTech atraiu investidores com promessas de lucros imediatos e segurança do capital, criando a ilusão de um investimento livre de riscos.
Na prática, no entanto, a maior parte dos recursos captados era destinada a pagar comissões exorbitantes a promotores e a recompensar investidores antigos, com apenas uma fração mínima sendo realmente investida conforme anunciado. Além disso, milhões de dólares foram desviados pelos Petions para uso pessoal.
O colapso da NovaTech em maio de 2023 deixou milhares de pessoas incapazes de resgatar seus investimentos.
A SEC também responsabilizou um grupo de promotores por acelerar a expansão do esquema, pois apesar de alertas emitidos por autoridades regulatórias dos Estados Unidos e Canadá, esses indivíduos continuaram recrutando novos investidores.