Ícone do site Criptonizando

Site Bitcoin.org é hackeado e faz anuncio de scam

Hacker acaba de mover US$5 milhões em bitcoins roubados da Bitfinex em 2016

O site Bitcoin.org, criado originalmente por Satoshi Nakamoto para divulgar e educar sobre a criptomoeda, atualmente gerenciado pelo pseudônimo Cobra Bitcoin, foi invadido na madrugada de ontem. 

Ao acessar o site, um pop up afirmava que a Bitcoin Foundation estava retribuindo à comunidade como um gesto para “apoiar nossos usuários que nos ajudaram ao longo dos anos”. Contudo, isso não passava de um golpe para roubar bitcoins dos desavisados. Contudo, o golpe foi rapidamente percebido pela comunidade nas redes sociais.

“http://Bitcoin.org foi * aparentemente * comprometido e agora está exibindo um pop-up que é definitivamente uma farsa.”

A mensagem incluía um código QR com um endereço Bitcoin que os usuários eram convidados a enviar moedas, afirmando que após isso eles receberiam o dobro do valor. Até o momento, o endereço recebeu um total de nove transações no valor de 0,40571238 bitcoin, com alguns usuários no Twitter sugerindo que essas transações poderiam ser auto-transações para criar uma ilusão de atividade legítima.

A promoção de golpes de brindes tem sido uma tática popular entre os cibercriminosos nos últimos anos. Eles costumam se passar por pessoas conhecidas e celebridades, como o CEO da Tesla, Elon Musk, o fundador da Microsoft, Bill Gates, e o co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, entre outros.

A comunidade reagiu rapidamente ao incidente, com várias mensagens de alerta inundando o Twitter. O Namecheap, o provedor de hospedagem do Bitcoin.org, também foi alertado, e não demorou muito para a empresa desabilitar temporariamente o domínio, ganhando aplausos pela ação imediata.

Para aumentar a tensão, Cøbra, o atual operador de pseudônimo do Bitcoin.org, reagiu ao incidente apenas algumas horas depois, confirmando que o site foi comprometido e que o incidente está sendo investigado.

Embora a maneira exata como os hackers conseguiram comprometer o site ainda não esteja clara, Cøbra sugeriu que os invasores exploraram uma falha na configuração do DNS depois que o site mudou para a Cloudflare há dois meses.

É importante ressaltar que problemas relacionados ao Bitcoin.org em nada afetam a rede Bitcoin, que continua de maneira incorruptível criando blocos com novas transações na mais segura blockchain do mundo.

Leia mais: Coinbase levanta US$8,5 milhões para financiar projeto Portal, o Bitcoin DeFi

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile